Remédio 'secreto' do governo contra Covid-19 não empolga nem laboratório que produz substância
Remédio 'secreto' do governo contra Covid-19 não empolga nem laboratório que produz substância
Divulgado pelo ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), o remédio dito promissor para tratar o coronavírus é feito com a substância nitazoxanida, hoje acessível nas farmácias com o nome Annita, medicamento produzido pela Farmoquímica.
O estudo bancado pelo governo não empolga o seu laboratório farmacêutico de origem, que desenvolve paralelamente outra pesquisa em busca de resultados concretos no combate à pandemia da Covid-19.
Durante anúncio da pesquisa na última quinta-feira (16/4), Pontes afirmou que não seria possível identificar o medicamento. Posteriormente, o colunista do Uol Diogo Schelp descobriu que se tratava do vermífugo Annita.
Em entrevista ao site Uol, o médico Vinícius Blum, da Farmoquímica, não se mostrou empolgado com o anúncio feito pelo ministro. Pelo contrário. Ele explicou que as pesquisas capitaneadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia são totalmente diferentes dos estudos que vêm sendo feitos pela empresa com a substância.
LEIA MAIS: Governo vai testar remédio com "94% de eficácia contra o coronavírus" em paciente
LEIA MAIS: VÍDEO: Feira do Rolo é interditada pela Polícia Militar e Guarda Municipal contra aglomeração
"A gente não conhece a iniciativa do Ministério e não estamos nesse estudo. Não fornecemos nenhum medicamento para esse estudo. (...) Para nós, essa iniciativa do Ministério é independente."
Já o Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou que partirá para um teste massivo do remédio secreto de Pontes. Serão mobilizados 500 pacientes com covid-19 nas próximas semanas. A estimativa é que os resultados sejam divulgados a partir de maio. "Para garantir a continuidade dos testes clínicos, e por questões de segurança, o nome do medicamento selecionado será mantido em sigilo até que os resultados dos testes clínicos demonstrem a sua eficácia em pacientes", informou a pasta, em comunicado oficial.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.