"'Grande paralisação' levará economia global a pior recessão desde 1929", assegura FMI
"'Grande paralisação' levará economia global a pior recessão desde 1929", assegura FMI
O avanço vertiginoso da pandemia do coronavírus fez com que o Fundo Monetário Internacional projetasse um cenário econômico sombrio para este ano em todo o mundo. De acordo com matéria publicada na Folha de São Paulo, no relatório divulgado nesta terça-feira (14/4) pelo FMI, a economia global vai sofrer retração de 3% em 2020, a maior desde a crise de 29, e a recuperação deve aparecer somente no ano que vem, ainda de forma parcial e bastante incerta.
No fim de 2019, a projeção do Fundo para o crescimento da economia mundial em 2020 era de 3,4%, ou seja, o tombo de mais de 6% é muito maior do que o registrado na crise financeira de 2008, por exemplo. "É muito provável que este ano a economia global experimente sua pior recessão desde a Grande Depressão, superando a vista durante a crise financeira de dez anos atrás", diz o documento assinado por Gita Gopinath, economista-chefe do FMI.
Em seu Panorama da Economia Mundial, o Fundo traça um paralelo entre a pandemia e uma guerra ou crise política, e diz que ainda existe uma "severa incerteza" sobre a duração e a intensidade do choque que esse surto vai provocar.
LEIA MAIS: Indonésia usa voluntários como "fantasmas" para manter população em casa
LEIA MAIS: Carga com 726 mil testes para diagnóstico de coronavírus chega ao Brasil
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.