Cooperativas da agricultura familiar abastecem supermercados de Salvador durante crise
Cooperativas da agricultura familiar abastecem supermercados de Salvador durante crise
As cooperativas da agricultura familiar continuam produzindo e abastecendo redes de supermercados de Salvador, em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nas cidades de Presidente Tancredo Neves e Ituberá estão empresas que fornecem produtos para quatro redes da capital baiana.
A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), localizada no Baixo Sul, faz a entrega de domingo a sexta de produtos como goma para beiju, farinha de mandioca, doce de banana, além de produtos in natura como banana-da-terra, banana-maçã, aipim e abacaxi na rede Walmart. Os produtos industrializados da cooperativa também podem ser encontrados na Rede Mix.
Somente na primeira semana de abril, a Coopatan entregou em Salvador 7 mil quilos de aipim, 39 mil quilos de banana-da-terra, 18 mil quilos de farinha e 19 mil quilos de beiju, além de outros produtos. Segundo dados da FAO, agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, cerca de 80% dos alimentos produzidos no mundo são da agricultura familiar. São alimentos mais saudáveis, feitos com cuidado ao meio ambiente e a impulsionam geração de renda para mais de 3 milhões de baianos que vivem da agricultura familiar.
A Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), localizada no município de Ituberá, trabalha com palmito de pupunha em conserva inteiro, em rodela e picado, cultivado de forma sustentável. Os produtos são comercializados na capital, nos supermercados Atakadão, GBarbosa e Mercantil Rodrigues.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.