Sexta-feira da Gratidão: veja programação no Santuário do Senhor do Bonfim

Sexta-feira da Gratidão marca celebrações de agradecimento pelo ano de 2025, com programação ao longo de todo o dia

Por Ananda Costa.

A sexta-feira da gratidão será celebrada no Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador, com uma programação especial dedicada ao agradecimento pelo ano de 2025. Ao longo do dia, serão realizadas 13 missas, em diferentes horários, abertas à participação dos fiéis.

Sexta-feira da Gratidão. Foto: Max Haack/Secom PMS

As celebrações acontecem às 05h, 06h, 07h, 08h, 09h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h. Durante a sexta-feira da gratidão, os participantes são convidados a contribuir com 1 kg de alimento não perecível ou com kits de limpeza ou higiene pessoal.

As doações serão destinadas à Obra Social do Complexo da Colina Sagrada, por meio do Projeto Bom Samaritano, que atualmente atende cerca de 400 famílias baianas.

 

 

 

Festa do Bonfim 2026

Foto: Luanne Ribeiro/Divulgação

Após um ano de homenagens pelos 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia, o Complexo da Colina Sagrada — formado pela Irmandade, Basílica e Obra Social — iniciou os preparativos para os festejos de 2026. A programação religiosa e cultural ocorrerá entre 8 e 17 de janeiro, com missas, quermesses, apresentações culturais, procissões terrestre e marítima, além da tradicional Lavagem de Corpo e Alma. O rito solene do novenário será realizado diariamente às 19h.

Com o tema “O exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”, a celebração apresentará um panorama da devoção ao Senhor do Bonfim em diferentes regiões do país. Sacerdotes de Minas Gerais, Sergipe, Tocantins, além de padres da capital, do interior e da Região Metropolitana de Salvador, presidirão cada noite da novena, compartilhando experiências e tradições locais ligadas ao culto ao Cristo Crucificado.

Em Salvador, a festa e caminhada da Lavagem do Bonfim, considerada a maior festa religiosa da Bahia, é celebrada no segundo domingo após o Dia de Reis. Em 2026, a data solene cairá em 18 de janeiro, quando serão realizadas seis missas. A celebração das 10h30 será presidida pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha. O encerramento dos festejos ocorrerá no período da tarde, com a Procissão dos Três Pedidos, que sairá às 16h da Igreja de Nossa Senhora dos Mares em direção à Colina Sagrada.

Entre as novidades do próximo ano está a escolha da primeira mulher da década atual para o cargo de Juíza da Festa: a presidente da Associação Comercial da Bahia (biênio 2025–2027), Isabela Suarez, que enfatiza a relevância da representatividade feminina e o compromisso com a preservação da tradição e da história baiana.

LEIA MAIS: Pôr do Som, Iemanjá e Bonfim: veja programação do Verão da Bahia 2026

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.