Festa do Bonfim 2026 terá novena, procissões e novidades na Colina Sagrada

A programação da Festa do Bonfim 2026 ocorrerá entre 8 e 17 de janeiro, com missas, quermesses, apresentações culturais e procissões

Por Da redação.

Após um ano de homenagens pelos 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia, o Complexo da Colina Sagrada — formado pela Irmandade, Basílica e Obra Social — iniciou os preparativos para os festejos de 2026. A programação religiosa e cultural ocorrerá entre 8 e 17 de janeiro, com missas, quermesses, apresentações culturais, procissões terrestre e marítima, além da tradicional Lavagem de Corpo e Alma. O rito solene do novenário será realizado diariamente às 19h.

Com o tema “O exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”, a celebração apresentará um panorama da devoção ao Senhor do Bonfim em diferentes regiões do país. Sacerdotes de Minas Gerais, Sergipe, Tocantins, além de padres da capital, do interior e da Região Metropolitana de Salvador, presidirão cada noite da novena, compartilhando experiências e tradições locais ligadas ao culto ao Cristo Crucificado.

A programação da Festa do Bonfim 2026 ocorrerá entre 8 e 17 de janeiro, com missas, quermesses, apresentações culturais e procissões. | Foto: Luanne Ribeiro/Divulgação

Em Salvador, a festa e caminhada da Lavagem do Bonfim, considerada a maior festa religiosa da Bahia, é celebrada no segundo domingo após o Dia de Reis. Em 2026, a data solene cairá em 18 de janeiro, quando serão realizadas seis missas. A celebração das 10h30 será presidida pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha. O encerramento dos festejos ocorrerá no período da tarde, com a Procissão dos Três Pedidos, que sairá às 16h da Igreja de Nossa Senhora dos Mares em direção à Colina Sagrada.

Entre as novidades do próximo ano está a escolha da primeira mulher da década atual para o cargo de Juíza da Festa: a presidente da Associação Comercial da Bahia (biênio 2025–2027), Isabela Suarez, que enfatiza a relevância da representatividade feminina e o compromisso com a preservação da tradição e da história baiana.

Em Salvador, a festa e caminhada da Lavagem do Bonfim, considerada a maior festa religiosa da Bahia, é celebrada no segundo domingo após o Dia de Reis. | Foto: Luanne Ribeiro/Divulgação

17ª Lavagem de Corpo e Alma

A edição de 2026 da caminhada Lavagem de Corpo e Alma, marcada para 15 de janeiro, terá como tema “Dai-nos paz, justiça e concórdia”. Pela primeira vez, o Santuário disponibiliza dois modelos de camisas: uma totalmente branca e outra confeccionada com as tradicionais fitinhas do Bonfim.

Os itens podem ser adquiridos presencialmente ou on-line, com retirada agendada, e estão disponíveis em tamanhos infantis e adultos, nos modelos regata, com manga e UV. Desde 2008, a renda obtida com as vendas é destinada ao Projeto Bom Samaritano, que atende mais de 300 famílias baianas por ano.

Foto: Luanne Ribeiro/Divulgação

Programação:

Tema: “O exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”
Novena: 8 a 17 de janeiro, sempre às 19h
Lavagem de Corpo e Alma: 15 de janeiro
Dia Solene: 18 de janeiro

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.