VÍDEO: Aplaudido, Lula chega na Fábrica da BYD em Camaçari
Lula chega na Fábrica da BYD, em Camaçari: Acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de sua comitiva, o presidente é aplaudido
Por, Matheus Caldas e João Tramm.
Aplaudido, Lula chega na Fábrica da BYD, em Camaçari, para inaugurar a primeira montadora de veículos elétricos e híbridos do Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve acompanhado de de sua comitiva e foi recebido com gritos de "Ole, Ole, Ole, Lula, Lula".
+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
O Chefe do Executivo ainda realizou uma visitação das instalações da fábrica de veículos.
VÍDEO: Aplaudido, Lula chega na Fábrica da BYD, em Camaçari
Ao chegar com sua comitiva, o presidente da República foi recebido com aplausos dos presentes na ação. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também participa da entrega da fábrica.
Dentre os que estavam junto ao presidente da Republica, destaca-se seu vice e Ministro da Indústria, Geraldo Alckimin (PSB), o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), o senador Otto Alencar (PSD), além do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT). O presidente global da BYD, Wang Chuanfu, acompanhou o ato.
No aguardo de Lula: Frente da fábrica da BYD conta com protesto de categorias. Dentre as mobilizações que se fizeram presente, um grupo contrário ao fim da autoescola realiza ato antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para esta quinta-feira (9), na inauguração da fábrica da BYD na Bahia.
BYD
A primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos do Brasil será inaugurada nesta quinta-feira (9) em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O empreendimento, da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), representa um investimento de R$ 5,5 bilhões e marca um novo capítulo na indústria automobilística nacional, com foco em tecnologias sustentáveis.
A fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, enfrentou diversos desafios que impactaram seu cronograma de produção. Localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, a nova unidade foi construída do zero, em uma área que antes pertencia à Ford, empresa que encerrou suas atividades no Brasil em 2021.
O terreno foi adquirido pelo governo da Bahia em 2023 e cedido para o projeto da BYD, que iniciou oficialmente as obras em março de 2024, após o lançamento da pedra fundamental em outubro de 2023.
Com uma megaestrutura de 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a cerca de 645 campos de futebol, o complexo industrial promete impulsionar a economia regional e nacional. A expectativa é de que sejam gerados milhares de empregos diretos e indiretos, com capacidade para empregar até 20 mil pessoas apenas na fábrica.
A inauguração da planta da BYD simboliza a retomada da atividade industrial em Camaçari e reforça a aposta do Brasil na transição energética e na mobilidade sustentável, consolidando o país como um polo estratégico para a produção de veículos elétricos na América Latina.
Durante a pré-inauguração da fábrica da BYD, em julho deste ano, o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte Augusto Vasconcelos (PCdoB), anunciou a abertura de 508 vagas de emprego na empresa, a serem ofertadas.
Após ser apresentado na fábrica de Camaçari, o Dolphin Mini, carro elétrico mais vendido do Brasil, atingiu a marca de 35 mil emplacamentos. O modelo alcançou o feito em tempo recorde dentro da categoria A00, segmento que engloba os carros compactos urbanos e uma designação global do mercado automotivo.
Veja fotos de Lula na BYD
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).