No aguardo de Lula: Frente da fábrica da BYD conta com protesto de categorias
Fim da autoescola e privatização dos Correios na pauta no aguardo de Lula: Frente da fábrica da BYD conta com protesto de categorias
Por, Matheus Caldas e João Tramm.
No aguardo de Lula: Frente da fábrica da BYD conta com protesto de categorias. Dentre as mobilizações que se fizeram presente, um grupo contrário ao fim da autoescola realiza ato antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para esta quinta-feira (9), na inauguração da fábrica da BYD na Bahia.
+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
O petista deu aval na última semana para que fossem realizados estudos sobre o fim da obrigatoriedade da autoescola. O Ministério dos Transporte deve realizar audiências públicas nos próximos dias para entender a viabilidade do tema.
Apesar disso, no que depender dos manifestantes a pauta não continuará:
“Liberdade de aprender a dirigir não deve custar vidas”; “Presidente Lula, diga não à uberização da educação para o trânsito"; "Presidente Lula: Querem tirar nosso emprego, nosso direito e nos deixar escravo dos aplicativos": essas foram algumas das placas que podem ser vistas na frente da fábrica.
No aguardo de Lula: Frente da fábrica da BYD conta com protesto de categorias
Além da pauta da autoescola, o Sindicato dos Trabalhadores e Correios e Telégrafos do Estado da Bahia também aguarda a chegada do presidente Lula. Em entrevista ao Aratu On, a presidente do SINCOTELBA, Shirlene Souza, criticou a crise financeira da empresa estatal.
“A gente está numa crise financeira que estamos sendo privatizada por dentro. Porque não conseguiram a privatização no geral. Assim, estão fazendo um trabalho de privatização por dentro. Com isso, a empresa está numa crise financeira muito grande. Com situações de a gente ficar sem plano de saúde, sem vários fornecedores nossos. Então, a gente está pedindo ao nosso presidente Lula, que venha fazer um aporte dentro dos Correios, para salvar os Correios e modernizar os Correios, porque a gente precisa estar modernizado Para poder seguir essa luta junto nessa concorrência, que está com as empresas privadas”, argumentou.
Em meio aos protestos na frente da BYD, o grupo levantou a placa: "Lula, você escolheu cuidar e não vender. O Brasil precisa dos Correios. Fortalecer os Correios é fortalecer o povo".
Apesar de ter sido aprovada na Câmara, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o projeto de desestatização dos Correios foi retirado do programa de privatização do governo já na gestão Lula. O serviço chegou a ser interrompido momentaneamente por greves dos trabalhadores para impedir a mudança na estatal. Hoje, em Salvador, os Correios tentam, leiloar o prédio da empresa, sediado na Pituba.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).