Fábrica da BYD é inaugurada em Camaçari nesta quinta com presença de Lula

A cerimônia de inauguração da fábrica da BYD contará com a presença do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues

Por Rosana Bomfim.

A primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos do Brasil será inaugurada nesta quinta-feira (9) em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O empreendimento, da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), representa um investimento de R$ 5,5 bilhões e marca um novo capítulo na indústria automobilística nacional, com foco em tecnologias sustentáveis.

Fábrica da BYD será inaugurada em Camaçari/Foto: Divulgação BYD

A cerimônia de inauguração está marcada para às 11h30 e contará com a presença de importantes autoridades, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o presidente global da BYD, Wang Chuanfu, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

A fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, enfrentou diversos desafios que impactaram seu cronograma de produção. Localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, a nova unidade foi construída do zero, em uma área que antes pertencia à Ford, empresa que encerrou suas atividades no Brasil em 2021.

O terreno foi adquirido pelo governo da Bahia em 2023 e cedido para o projeto da BYD, que iniciou oficialmente as obras em março de 2024, após o lançamento da pedra fundamental em outubro de 2023.

Fábrica da BYD produzirá veículos elétricos| Foto: Divulgação BYD

Com uma megaestrutura de 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a cerca de 645 campos de futebol, o complexo industrial promete impulsionar a economia regional e nacional. A expectativa é de que sejam gerados milhares de empregos diretos e indiretos, com capacidade para empregar até 20 mil pessoas apenas na fábrica.

A inauguração da planta da BYD simboliza a retomada da atividade industrial em Camaçari e reforça a aposta do Brasil na transição energética e na mobilidade sustentável, consolidando o país como um polo estratégico para a produção de veículos elétricos na América Latina.

Durante a pré-inauguração da fábrica da BYD, em julho deste ano, o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte Augusto Vasconcelos (PCdoB),  anunciou a abertura de 508 vagas de emprego na empresa, a serem ofertadas.

Após ser apresentado na fábrica de Camaçari, o Dolphin Mini, carro elétrico mais vendido do Brasil, atingiu a marca de 35 mil emplacamentos. O modelo alcançou o feito em tempo recorde dentro da categoria A00, segmento que engloba os carros compactos urbanos e uma designação global do mercado automotivo.

LEIA MAIS: Conheça Basília Rodrigues, nova jornalista política do SBT News

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.