Tarifaço: Alckmin deve abrir diálogo com empresários nesta segunda
Geraldo Alckmin inicia nesta segunda (14) reuniões para avaliar impactos da medida no setor produtivo
Por Da Redação.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) deve iniciar, nesta segunda-feira (14), uma série de encontros com empresários para tratar das consequências da nova tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
A medida, anunciada pelo presidente Donald Trump, pode reduzir a quantidade de vendas de determinados setores e o governo tenta, agora, procurar novos mercados para realocar vendas que iriam ao mercado americano. A força-tarefa é coordenada por Alckmin que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
+ Trump sinaliza possível conversa futura com Lula sobre tarifas
Veja quem deve estar presente na reunião com Alckmin
A reunião deve contar com a presença de representantes da Embraer — companhia que viu suas ações despencarem 8,41% após a divulgação da medida. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi quem pediu para que Alckmin ficasse à frente destas tratativas.
O vice-presidente ainda também planeja conversar com empresas norte-americanas que, segundo ele, também seriam atingidas negativamente pela nova taxação.
No ano de 2024, os Estados Unidos responderam por 12% das exportações do Brasil, somando US$ 40,4 bilhões — o maior valor já registrado. Entre os principais produtos enviados estão o ferro e as aeronaves, que representaram mais de 70% e 60% das exportações dessas categorias, respectivamente.
+ Quais setores da Bahia devem ser mais afetados pelo tarifaço de Trump?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).