Segurança pesa contra Jerônimo, mas obras e educação são bem avaliadas
Pesquisa Quaest antecipa quais assuntos devem ser explorados nas eleições de 2026: Educação, Infraestrutura oscilam positivamente para Jerônimo, enquanto Saúde e Segurança pesam contra
Por João Tramm.
Pesquisa Quest divulgada nesta sexta-feira (22), revela principais temas a serem explorados na eleição de 2026. O governador Jerônimo Rodrigues oscila negativamente com temas como Segurança e Saúde, que historicamente sofre com críticas pela fila da regulação. Por outro lado, o petista está bem avaliado na educação e na entregas de obra de infraestrutura.
Outro fator que chama atenção é a dificuldade do do governo em faturar com a queda na taxa de desemprego, divulgada neste mês pelo IBGE. O assunto é um gargalo histórico do estado e a pesquisa revela dificuldade da gestão em ser reconhecida nesta área.
Números gerais
Quando se analisa a aprovação geral do governador, 59% dos baianos aprovam a gestão como um todo. Já 33% disseram reprovar sua administração, enquanto 8% não souberam ou preferiram não responder.
Em relação ao último levantamento, feito em fevereiro deste ano, houve uma pequena variação. Na ocasião, o índice de aprovação era de 61%, dois pontos percentuais acima do atual resultado. A desaprovação, por sua vez, passou de 31% para 33%. Já o grupo que não opinou permaneceu estável, em 8%.
Desempenho por área
Área | Situação em AGO/25 | Detalhes |
Educação | Crescente |
É a área com a maior avaliação positiva, mantendo uma aprovação de 41%, apesar de uma queda em relação a julho de 2024 |
Infra e Mobilidade | Estabilização |
A avaliação negativa diminuiu para 23%, e a positiva se recuperou para 45%, após uma queda anterior. |
Habitação | Decrescente |
A aprovação positiva caiu de 47% para 40%. A avaliação negativa subiu para 24% |
Saúde | Decrescente |
Apresenta a maior avaliação negativa (39%), superando a avaliação positiva de 31% |
Transporte Público | Decrescente |
A avaliação positiva caiu ligeiramente para 32%, enquanto a negativa cresceu para 35% |
Segurança | Decrescente |
Possui a maior avaliação negativa de todas as áreas (45%) A avaliação positiva teve uma queda de 37% para 29% |
Emprego e Renda | Polarizada |
A aprovação positiva cresceu de 32% para 34%, mas a avaliação negativa também aumentou de 26% para 31% |
Políticas Sociais | Decrescente |
A avaliação negativa (33%) é superior à avaliação positiva (30%). |
Educação
A área de Educação se destaca como um dos principais pilares de aprovação da gestão. Apesar de ter iniciado o período com uma forte aprovação de 54% em julho de 2024, essa percepção positiva registrou um declínio gradual, passando para 50% em dezembro de 2024 e chegando a 41% em fevereiro de 2025.
Em contrapartida, a avaliação negativa aumentou de 20% para 30% no mesmo período. Apesar da queda na aprovação, a Educação ainda mantém a liderança como a área mais bem avaliada.
A área apresenta dificuldades históricas na Bahia, em especial quando o assunto é a educação municipal relacionada a educação infantil. Estado revela desigualdade na alfabetização infantil, Salvador, por exemplo, apenas 36,75% das crianças estão alfabetizadas, ocupa apenas 182ª colocação dentre os municípios do estado.
Infra e Mobilidade
A área de Infraestrutura e Mobilidade apresentou uma oscilação que, embora tenha visto a aprovação diminuir, mostrou uma tendência de estabilização em sua percepção negativa. Em julho de 2024, a aprovação era de 52%, caindo para 44% em dezembro de 2024 e se recuperando levemente para 45% em fevereiro de 2025. Notavelmente, a avaliação negativa diminuiu de 29% para 23% entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, sugerindo que a percepção de piora foi contida.
A avaliação regular, por sua vez, subiu de 29% para 32% no mesmo intervalo, indicando uma melhora na percepção dos que não a viam nem como positiva nem como negativa.
Até as eleições de 2026 o governo promete entregar grandes obras na área e explorar mais estes índices. Dentre as obras a serem entregues estão: VLT do Subúrbio, Metrô até o Campo Grande, Nova Rodoviária e o novo Teatro Castro Alves.
Habitação
A área de Habitação enfrentou uma queda na aprovação, que foi de 47% em julho de 2024 para 40% em fevereiro de 2025. Durante este período, a avaliação regular permaneceu estável em 32%. A avaliação negativa teve um aumento de 19% em julho de 2024 para 24% em fevereiro de 2025, o que pode representar um ponto de atenção para a gestão.
Saúde
A área da Saúde é um dos maiores desafios da gestão. A aprovação positiva permaneceu praticamente estável, com 33% em julho de 2024, 35% em dezembro de 2024 e 31% em fevereiro de 2025. No entanto, a avaliação negativa é a mais alta entre todas as áreas, com 39% em fevereiro de 2025, superando a avaliação positiva em mais de 8 pontos percentuais.
Transporte Público
A área de Transporte Público também apresentou uma avaliação predominantemente negativa. A aprovação positiva foi de 33% em julho de 2024, caindo para 32% em fevereiro de 2025. A avaliação negativa, por outro lado, cresceu de 28% em julho para 35% em fevereiro de 2025. A percepção regular também aumentou de 29% para 35% no mesmo período.
Segurança
A Segurança pública é o setor com a maior avaliação negativa na gestão, atingindo 45% em fevereiro de 2025. A aprovação positiva teve uma queda significativa, passando de 37% em julho de 2024 para 29% em fevereiro de 2025. Esse declínio acentuado na aprovação e o aumento da rejeição representam um dos principais desafios para o governo.
A gestão estadual tenta mudar esses índices com diversas ações, incluindo no legislativo, onde foram enviados propostas de reestruturação das forças de segurança pública.
Emprego e Renda
A área de Emprego e Renda teve uma ligeira melhora na aprovação positiva, que subiu de 32% em julho de 2024 para 34% em fevereiro de 2025. Contudo, a avaliação negativa aumentou consideravelmente, de 26% para 31% no mesmo período, indicando uma polarização da percepção pública.
A alta coincide com a divulgação da pesquisa na queda do desemprego no estado. A Bahia foi o segundo estado a apresentar maior redução desse índice, fator que ainda deve ser explorado até as próximas eleições, até porque o Brasil como um todo está com bons índices no setor, o que a gestão de Jerônimo atribui ao esforço petista à nível local e à nível nacional, com Lula. A dificuldade em promover o setor é histórico, o que deve ser um desafio na narrativa de Jerônimo durante o pleito, ainda mais que a Bahia, mesmo em queda, apresenta gargalos na geração de emprego e renda.
Políticas Sociais
As Políticas Sociais também apresentam um cenário de preocupação, com a avaliação negativa em 33% e a positiva em 30% em fevereiro de 2025. A avaliação regular é de 37%, o que sugere que uma grande parcela da população está em cima do muro em relação às políticas implementadas nessa área.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).