Relatório do TCE: Ângelo Almeida diz que vai 'corrigir' falhas na infraestrutura
Durante a inauguração da fábrica da BYD, o Aratu On entrevistou Secretário de Desenvolvimento Econômico sobre o relatório do TCE: Ângelo Almeida diz que vai 'corrigir' falhas na infraestrutura
Por, Matheus Caldas e João Tramm.
Em entrevista ao Aratu On, Relatório do TCE: Ângelo Almeida diz que vai 'corrigir' falhas na infraestrutura. O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, comentou as críticas feitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) às políticas públicas de infraestrutura e logística do governo Jerônimo Rodrigues (PT).
+Assista, ao vivo, aos programas do SBT no Aratu On
A fala foi feita nesta quinta-feira (9), durante a inauguração da fábrica da BYD na Bahia. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O relatório, entregue em julho à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), aponta “falhas graves” na condução dessas áreas durante o exercício de 2024.
Relatório do TCE: Ângelo Almeida diz que vai 'corrigir' falhas na infraestrutura
Almeida disse desconhecer este relatório do TCE-BA, mas que está dialogando para corrigir eventuais problemas. Segundo o documento, a "baixa maturidade institucional e a fragilidade nos mecanismos de governança" têm comprometido os resultados esperados.
“Olha, primeiro eu preciso ter acesso e estudar mais esse relatório para estar dialogando com você e com o povo sobre isso. Nós já iniciamos um trabalho intenso de conversação, de troca de informações com o TCE, e é claro que, na medida em que for sendo apresentado, vamos procurar corrigir. O TCE, porém, é um tribunal que está aí para nos ajudar a melhorar o desempenho do Estado da Bahia nas suas áreas de desenvolvimento econômico. Eu creio que devemos ter, em cerca de 15 dias, mais uma dessas reuniões, onde estarei presente e terei mais informações para trazer para vocês”, afirmou Almeida.
Os auditores também destacaram falhas na atuação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A falta de autonomia e independência estaria comprometendo a fiscalização de serviços como ferry-boat, terminais rodoviários e hidroviários, além de estradas concedidas à iniciativa privada.
Trem Salvador-Feira
O secretário também falou sobre o andamento do projeto do trem Salvador–Feira, considerado um indutor de desenvolvimento econômico no estado.
“Trabalhamos muito focados, o governo do Estado, em colocar em pé esse projeto extraordinário que aponta para o desenvolvimento da Bahia. O estudo da viabilidade econômica do sistema ferroviário Salvador–Feira ainda não está concluído, não está na mesa do governador, então não temos como adiantar esse assunto neste momento”, explicou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).