Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

PL que restringe eventos na Barra deve ser pautado até março, diz Muniz

PL que restringe eventos na Barra deve ser pautado até março, diz Muniz

Por, Matheus Caldas e João Tramm.

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), afirmou que o PL que restringe eventos na Barra deve ser pautado até março, após a realização de audiências públicas para ampliar o debate com a população. Segundo ele, a falta de tempo hábil e de escuta de todos os setores envolvidos impediu que projetos considerados polêmicos avançassem ao longo deste ano legislativo.

Ao ser questionado sobre o que faltou para que a Câmara analisasse propostas desse tipo em 2025 e o que pode ser feito de diferente em 2026, Muniz foi direto ao apontar a necessidade de mais diálogo. “Mais discussões, esperamos a participação popular, esperamos que em audiências públicas a população de Salvador faça algum indicativo do que ela espera desses projetos”, afirmou.

A fala foi feita nesta terça-feira (16), enquanto o presidente da Casa realizava o balanço do ano da Câmara. Na ocasião, o tucano ainda anunciou sobre que parte dos cerca de R$ 50 milhões não utilizados pelo Legislativo em 2025 será destinada à obra de requalificação do Paço Municipal.

PL que restringe eventos na Barra deve ser pautado até março, diz Muniz; Foto: Jefferson Peixoto/Secom

PL que restringe eventos na Barra deve ser pautado até março, diz Muniz

De acordo com o presidente da Casa, somente após a realização dessas audiências públicas é que a matéria sobre eventos na Barra deve avançar internamente. “Depois dessas audiências públicas, pode ter certeza que iremos fazer a reunião de líderes e iremos marcar para que seja votado o mais rápido possível. Mas precisamos primeiro ouvir a população”, destacou.

Muniz ressaltou que, no caso específico da Barra, o debate ficou restrito a apenas um ponto de vista. “No caso da Barra, nós só ouvimos um lado. Nós temos que ouvir todos os lados interessados para que cada vereador vote com sua consciência e tome sua decisão na hora do voto”, disse. Para ele, projetos polêmicos exigem, necessariamente, ampla escuta social, o que não foi possível neste ano. “Nós não tivemos tempo hábil para isso”, completou.

A expectativa do presidente da Câmara é que o tema seja destravado no próximo ano. “Eu espero que até março de 2026 nós tenhamos tempo hábil para fazer essas audiências públicas, ouvir a população e depois tomarmos a decisão”, afirmou.

Projeto sobre eventos na Barra

O projeto citado por Muniz é de autoria do vereador Maurício Trindade e propõe a restrição de eventos na Barra, com a proibição do uso de equipamentos de som, como carros de som, trios, mini trios e caixas móveis, em festas e manifestações realizadas no bairro. A proposta também veta a instalação de palcos, arquibancadas e estruturas semelhantes em espaços públicos, além de apresentações musicais e uso de som nas áreas externas de bares e restaurantes.

De acordo com o texto, ficariam permitidos apenas eventos tradicionais do calendário soteropolitano, como Carnaval, Furdunço e Fuzuê, considerados manifestações já consolidadas e essenciais para a cidade.

Apenas neste último final de o bairro recebeu na madrugada do sábado (13) para o domingo (14), o Luau do Tardal. O evento reuniu um grupo considerável na praia do Porto da Barra, mesmo durante a noite. Já na tarde de domingo, a região acomodou o Super Bololô, com trios de grandes nomes do axé como Daniela Mercury e Bell Marques.

Foto: Matheus Caldas/Aratu On

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.