Mesmo com chapa puro sangue, Geraldo Júnior aposta na unidade governista

Geraldo Júnior destaca unidade da bancada governista, mesmo com a possibilidade da chapa puro sangue em 2026 composta apenas por nomes petistas

Por, João Tramm e Matheus Caldas.

A possibilidade de uma chapa puro sangue, lançando apenas nomes petistas nas eleições de 2026 não gera questões nos demais partidos da base governista. A informação foi dada pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB) em entrevista exclusiva ao Aratu On, durante o evento em homenagem ao Dia do Outdoor, realizado nesta quarta-feira (03).

A movimentação retiraria espaço do senador Angelo Coronel (PSD) para dar lugar ao atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), no ambiente legislativo federal. Segundo ele, a coalizão construída em torno do governo tem lideranças consolidada, o que vai impedir o grupo de rachar e conseguirá acomodar todos os entes em 2026. Geraldo diz que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) reconhece a importância de todos os partidos, inclusive o MDB, o que vai fazer com que ele continue na chapa como vice-governador.

Mesmo com chapa puro sangue, Geraldo Júnior aposta na unidade governista

“Nós temos a coalizão dos nossos partidos, eu continuo confiando na união do nosso grupo político. O senador Ângelo Coronel é uma referência na Bahia e nacional, ele é municipalista, ele defende as prefeituras, o exercício do associativismo, da política pública, não só do governo federal, do governo estadual, mas acima de tudo da relevância que tem as prefeituras municipais da Bahia, dos 417 municípios, dos 27 territórios de identidade”, afirmou.

Geraldo também destacou o papel de outras lideranças, como o senador Otto Alencar (PSD), ressaltando que a definição sobre a chapa será tomada de forma conjunta e no momento adequado.

“O senador Otto Alencar é uma liderança que já se consolidou na Bahia e no Brasil e nós acreditamos que temos o líder político, que é o governador Jerônimo Rodrigues, que é o líder da coalizão desses partidos e no momento certo essa decisão será tomada”, completou.

Ainda no evento em homenagem ao Dia do Outdoor, também esteve presente o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Tiago Correia (PSDB). Na ocasião, o tucano avaliou o impacto da Federação PP-União Brasil no jogo político de 2026.

Pesquisa aprova chapa puro-sangue

Pesquisa de opinião realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 25 e 29 de julho revela que os ex-governadores Rui Costa e Jaques Wagner, ambos do PT, lideram as preferências do eleitorado baiano para as eleições ao Senado em 2026. O resultado da força para a chapa puro-sangue, ideia lançada pelo partido em que todos os candidatos da esquerda em 2026 seriam petistas.

Desde maio, Wagner divulgou a possibilidade do cenário político ser composto de uma chapa “puro-sangue” para 2026, contando com três nomes ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT), contando com o governador Jerônimo Rodrigues, que tenta a reeleição, e os ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa como postulantes ao Senado Federal. A questão escantearia o atual senador do grupo Angelo Coronel, do PSD.

Chapa puro sangue é formada por Rui, Jerônimo e Wagner em 2026

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.