Rui e Wagner: pesquisa aprova chapa puro-sangue em 2026

Pesquisa do Instituto Paraná dá força para chapa-puro sangue ao mostrar petistas Rui Costa e Jaques Wagner liderando intenção de voto para as duas vagas em disputa nas eleições de 2026

Por João Tramm.

Pesquisa de opinião realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 25 e 29 de julho revela que os ex-governadores Rui Costa e Jaques Wagner, ambos do PT, lideram as preferências do eleitorado baiano para as eleições ao Senado em 2026. O resultado da força para a chapa puro-sangue, ideia lançada pelo partido em que todos os candidatos da esquerda em 2026 seriam petistas.

No cenário espontâneo, 87,3% dos entrevistados disseram não saber em quem votar ou preferiram não opinar. Entre os citados, Wagner teve 1,8% e Rui, 1,4%. Já no primeiro cenário estimulado — quando os eleitores podiam mencionar até dois nomes — Rui Costa alcança 44,5% das intenções, seguido por Jaques Wagner (34,4%) e João Roma (PL), com 23,8%. Outros nomes lembrados foram Angelo Coronel (13,4%), Márcio Marinho (7%), Adolfo Viana (6%), Marcelo Nilo (4,8%) e Zé Cocá (4,6%).

+ Angelo Coronel minimiza anúncio de chapa com Rui e Wagner ao Senado

+ Secretário Adolpho Loyola fala sobre chapa 'puro-sangue' para 2026: 'Luxo'

Rui e Wagner aparecem na frente na disputa ao Senado, aponta pesquisa; Divulgação

Rui, Wagner e Jerônimo: Sem Coronel e com a chapa puro-sangue 

No segundo cenário simulado, sem Angelo Coronel entre os nomes apresentados, Rui Costa sobe para 45,7% e Jaques Wagner para 35,7%. João Roma também cresce levemente, atingindo 24,6%. A taxa de indecisos ficou em 7%, e os votos brancos ou nulos somaram 15,3%.

Desde maio, Wagner divulgou a possibilidade do cenário político ser composto de uma chapa “puro-sangue” para 2026, contando com três nomes ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT), contando com o governador Jerônimo Rodrigues, que tenta a reeleição, e os ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa como postulantes ao Senado Federal. A questão escantearia o atual senador do grupo Angelo Coronel, do PSD.

A pesquisa ouviu 1.620 eleitores em 66 municípios do estado. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Wagner, Coronel e RUi; Foto: AL-BA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.