Lula oficializa indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal
Terceira indicação masculina: Lula oficializa indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal
Por João Tramm.
Após a aposentadoria de Luis Roberto Barroso, Lula oficializa indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal. A comunicação foi feita durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (20), no Palácio da Alvorada.
Com isso, Messias passa a ser o terceiro nome escolhido por Lula neste mandato. As indicações anteriores foram as de Flávio Dino, que assumiu a vaga deixada por Rosa Weber, e de Cristiano Zanin, que entrou no lugar de Ricardo Lewandowski.

Lula oficializa indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal
Nesta quinta-feira (20), o advogado-geral da União divulgou uma nota em que afirma sentir-se honrado por ter sido indicado pelo presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Na mensagem publicada em uma rede social, Messias ressaltou que pretende demonstrar ao Senado que reúne as condições necessárias para ocupar o cargo.
"Agradeço a confiança [de Lula] em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional", declarou o indicado.
"Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado", completou Messias.

Um baiano chegou a ser cotado ao STF, o ministro Bruno Dantas, atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).
Lula faz quarta indicação à corte após Barroso antecipar aposentadoria do STF
Há meses, a expectativa da saída do ministro movimenta os bastidores do governo e do Judiciário. Com a abertura da vaga, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma quarta indicação à Corte.
Dentre os 11 ministros do STF, o presidente indicou: Cármen Lúcia, em seu primeiro mandato, em 2006; Dias Toffoli, no segundo mandato, em 2009; Cristiano Zanin, no mandato atual, em 2023.
Antes de chegar à Corte, construiu uma carreira marcada pela defesa de causas constitucionais e de direitos fundamentais. Em novembro, Barroso deverá passar um pequeno período no Instituto Max Planck, na Alemanha, e será professor visitante na Sorbonne, em Paris, no mês de janeiro.
Em maio de 2025, Barroso recebeu a Comenda Dois de Julho e o título de cidadão baiano, em cerimônia proposta pela Mesa Diretora da Casa e pelo deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD).
Barroso é professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), instituição em que se tornou doutor em Direito Público.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).