Líderes definem agenda da Câmara com prioridade para projetos dos vereadores
Agenda da Câmara fixa 10 de setembro como data para apreciação dos projetos dos vereadores; Casa começa análise dos projetos do Executivo
Por João Tramm.
Na reunião de líderes desta segunda-feira (1º), a Câmara Municipal definiu um calendário para organizar a pauta das próximas semanas. De acordo com a líder da oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), foi estabelecido o prazo do dia 10 de setembro para que os projetos de autoria dos edis sejam apreciados em plenário.
Já os projetos do Executivo, o entendimento dos líderes, é que esses ainda carecem de debate interno na Casa antes de ir ao plenário. Segundo a líder da Oposição, Aladilce Souza (PCdoB), nesta terça-feira (02) teria reunião da Comissão de Constituição e Justiça para iniciar o debate, mas foi suspensa.
Agenda
O presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB) determinou como condicionante que os projetos dos vereadores que forem ao plenário no próximo dia 10 já tenham necessariamente passado pela avaliação da CCJ. Além disso, condicionou ao número máximo de até dois PLs por edil.
Após essa votação, a Câmara se debruça na tramitação dos projetos enviados pelo Executivo. Apesar disso, esses precisam passar antes pelas comissões e também pela realização de audiências públicas para debater os temas.
“Combinamos também de convidarmos a APLB e o Secretário de Educação à Câmara, antes da votação do Projeto que resultou do acordo sobre a pauta dos professores”, afirmou Aladilce ao Aratu On.
O líder do governo, Kiki Bispo, reforçou que os projetos do Executivo serão divididos em duas etapas, priorizando aqueles considerados mais urgentes. Segundo ele, cinco propostas já estão em análise nas comissões e outras devem ser encaminhadas até esta quarta-feira (3).
Segundo informações apuradas por essa matéria, a reunião foi rápida e não teve debate sobre a falta de sessões nos últimas semanas. Na última semana não teve encontro no plenário na quarta-feira e na anterior teve apenas na segunda-feira. Apesar disso, a expectativa é de normalidade no ritmo dos encontros a partir de agora. Nesta terça-feira (02) já tem sessão ordinária.
Bruno Reis enviou projetos de pedido de empréstimo e de autorização de subsídios para o transporte público da capital.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).