Após uma semana sem sessão, vereadores voltam a se reunir na Câmara
Vereadores devem se reunir no plenário da Câmara nesta segunda, terça e quarta; A Casa está esvaziada desde quando Bruno Reis enviou projetos de lei com ressalvas da oposição
Por João Tramm.
Após uma semana sem se reunirem na Câmara de Salvador, vereadores devem retomar com as sessões plenárias. A informação foi confirmada pelo vereador Alexandre Aleluia (PL), que informou ao Aratu On, que o presidente já convocou, no grupo de WhatsApp interno, as sessões da semana para hoje (25), amanhã (26) e quarta-feira (27).
Os cancelamentos da sessões aconteceram na última terça (19) e na quarta-feira (20). Portanto, só houve sessão ordinária na segunda-feira (18).
As derrubadas, segundo alega a oposição, ocorreu, sobretudo, em função da ausência de vereadores aliados a Bruno Reis, que enviou, nesta semana, projetos de pedido de empréstimo e de autorização de subsídios para o transporte público da capital.
Em publicação nas redes sociais, a líder da oposição, Aladilce Souza (PCdoB), ironizou a ausência dos parlamentares governistas. “Segundo dia sem sessão ordinária, mas nós AINDA ESTAMOS AQUI!”, publicou, em postagem ao lado dos vereadores oposicionistas.
Presidente da Casa questionado pela falta de sessão
O grupo pretende se reunir com o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), para debater essa ausência de sessão, mesmo o grupo estando presente no plenário.
Questionado se a Câmara retardou seus debates por conta dos projetos enviados pelo Executivo, o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), negou que tenha sido proposital. Segundo o tucano, o plenário estava vazio pelo evento em Brasília de formação da Federação PP-União Brasil.
7 vereadores são do União Brasil e 5 são PP, totalizando 12 representantes. Segundo o Regimento Interno a Sessão precisa contar com, no mínimo, um terço dos 43 vereadores presentes, ou seja, ao menos 13 edis. A oposição esteve presente tentando retomar sessões, mas possui apenas 8 edis.
A movimentação aconteceu duas semanas após o retorno dos vereadores do recesso parlamentar, que durou praticamente dois meses – entre o São João e o dia 5 de agosto.]
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).