Jerônimo sanciona redução de tempo para promoção a cabo na PM-BA

Nova norma, sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues, permite ascensão ao posto de cabo com apenas três anos de serviço

Por Da Redação.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou uma nova lei que reduz de 60 para 36 meses o período mínimo de serviço exigido para que soldados da Polícia Militar da Bahia (PMBA) possam ser promovidos ao posto de cabo. A decisão foi publicada na edição de quarta-feira (9) do Diário Oficial do Estado.

A alteração consta no Projeto de Lei nº 25.832/2025, de iniciativa do Poder Executivo, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) antes do início do recesso parlamentar. A medida modifica dispositivos da Lei nº 7.990/2001, que regulamenta a estrutura da PM baiana e seus cargos.

Há três meses, Jerônimo fez trocas no comando das Forças de Segurança; relembre

Jerônimo sanciona redução de tempo para promoção a cabo na PM; Feijão Almeida | GOVBA

O projeto foi aprovado pela ALBA, antes do recesso; veja balanço do primeiro semestre

Jerônimo justifica redução de tempo

“Trata-se de uma medida estratégica que contribuirá para o fortalecimento da estrutura organizacional da Polícia Militar da Bahia, ao mesmo tempo em que valoriza os profissionais que diariamente se dedicam à segurança da população baiana”, declarou Jerônimo em mensagem encaminhada ao Legislativo.

Com a nova legislação, soldados poderão alcançar a patente de cabo após apenas três anos de atuação na corporação. Esta é a segunda vez que o tempo necessário para essa promoção é reduzido.

Em 2020, sob o governo de Rui Costa (PT), a Alba aprovou a redução do tempo de 96 para 60 meses. Na mesma ocasião, também foi diminuído o tempo de serviço necessário para a promoção de sargento a subtenente — de 84 para 36 meses.

Divulgação Ascom PCBA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.