Federação entre União Brasil e PP avança e deve ser oficializada pelo TSE
Todos os documentos já foram protocolados: Federação entre União Brasil e PP avança e deve ser oficializada pelo TSE
Por João Tramm.
Mais uma federação apresenta estágio avançado. A Federação entre União Brasil e PP avança e deve ser oficializada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e pode ser confirmada em breve. As informações são do colunista Lauro Jardim, do O Globo.
Segundo a coluna, o presidente do Progressistas, Antonio Rueda, informou que todos os documentos necessários para a criação do novo bloco já foram protocolados nos cartórios.

Federação entre União Brasil e PP avança e deve ser oficializada pelo TSE
O processo segue agora para avaliação, e a expectativa é que o CNPJ da nova federação seja liberado até a próxima terça-feira (2). Com essa fase concluída, o passo seguinte será encaminhar o pedido de homologação ao TSE, que deverá analisar e validar a união antes do início oficial do calendário eleitoral.
Apesar de ainda aguardar oficialização, o secretário de Governo de Salvador, Cacá Leão (PP), disse Progressistas e União Brasil “já são uma coisa só”. Ele ressaltou que a federação União Progressista, maior bancada do Congresso Nacional, vai caminhar nas eleições de 2026 e 2028, não descartando uma futura fusão entre as siglas.
Quem também já se posicionou sobre o tema foi o prefeito Bruno Reis (UB): "União Brasil e PP sempre caminharam juntos na defesa de princípios como a responsabilidade fiscal, geração de empregos, fortalecimento da educação e saúde, valorização das cidades e promoção do desenvolvimento econômico e social. Agora, mais alinhados do que nunca, teremos ainda mais força para seguir defendendo esses valores, tanto no Congresso quanto nos estados e municípios", afirmou o prefeito.
Apesar do processo ser comemorado, o PP deve sofrer baixas com a formação da federação partidária com o União Brasil, conforme apurado pelo Aratu On com diversas fontes que participaram da negociação e de políticos das duas legendas.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).