PP pode sofrer baixas com federação ao União Brasil

Ainda assim, saída de deputado é incerta

Por João Brandão.

O PP deve sofrer baixas com a formação da federação partidária com o União Brasil, conforme apurado pelo Aratu On com diversas fontes que participaram da negociação e de politicos das duas legendas. 

No entanto, uma das principais saídas, a do deputado estadual Nelson Leal, não está relacionada diretamente à federação, mas sim a divergências internas dentro do PP. Leal pode migrar para um partido mais independente, embora ainda não tenha definido seu futuro político. Leal tem relação com os dois grupos, já foi vice-líder do governo Paulo Souto e Jaques Wagner.

Nelson Leal | Ag. AL-BA

Apesar das movimentações, fontes consultadas pela reportagem indicam que não é vantajoso para os deputados que atualmente compõem o PP deixarem a sigla. Isso se deve à falta de espaço no governo do Estado e nos partidos aliados para absorver esses parlamentares. Além disso, a federação entre o PP e o União Brasil pode representar uma nova estratégia para fortalecer a presença política da legenda no cenário estadual, dificultando ainda mais a saída dos parlamentares.

O impasse gera incerteza entre os filiados do PP, que analisam os possíveis impactos dessa federação em suas futuras candidaturas. Muitos temem perder espaço político caso decidam migrar para outras legendas sem estrutura suficiente para garantir apoio eleitoral. Assim, a tendência é que a maioria dos deputados permaneça na sigla, mesmo que insatisfeitos com a nova conjuntura política.

Diante desse cenário, é possível que o presidente estadual do PP, deputado federal Mário Negromonte Júnior, permaneça no partido, mesmo diante da federação com o União Brasil. Essa nova estrutura partidária deverá ser liderada pelo União Brasil, sob o comando do grupo político de ACM Neto, reforçando a influência da legenda no cenário estadual.

Mário Negromonte Jr e Ciro Nogueira

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.