Ex-deputado Paulo Câmera morre aos 80 anos em Salvador
Paulo Camêra teve seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa e atuou em áreas como orçamento, infraestrutura e saúde;
Por Lucas Pereira.
O ex-deputado estadual Paulo Câmera morreu neste domingo (4), aos 80 anos, em Salvador. Natural de Itabuna, no sul da Bahia, a causa da morte do político não foi divulgada.
Câmera será cremado ainda hoje, às 16h, no Cemitério Campo Santo, na capital baiana. Formado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e com especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Câmera teve uma trajetória de destaque na política baiana, marcada por seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), entre 1995 e 2015.
Reconhecido por sua habilidade de articulação e sua dedicação às contas públicas, Câmera ocupou posições de relevância dentro da AL-BA. Foi presidente de comissões estratégicas, como a de Finanças e Orçamento (2001–2006) e a de Defesa do Consumidor.
Foi secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e secretário de Agricultura da Bahia, ambos os cargos exercidos entre 2011 e 2015, durante a gestão do então governador Jaques Wagner. Antes disso, presidiu a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) em 1994, no governo Antônio Carlos Magalhães.
Luto oficial de três dias é decretado pela AL-BA
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos (PSD), decretou luto oficial de três dias em memória de Paulo Câmera. A parlamentar lamentou a perda e destacou a trajetória de integridade do ex-deputado.
“A AL-BA está em luto por três dias em memória de Paulo Câmera, um homem público excepcional, de absoluto respeito e seriedade no trato com as contas públicas, dinâmico, espirituoso, além de ser um gentleman no relacionamento com as pessoas. Meu abraço solidário a todos os familiares, aos seus filhos Bárbara, Betânia e Rubens, e amigos de Paulo, além de seus conterrâneos de Itabuna, sua terra natal”, declarou Ivana Bastos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).