Deputado Tiago Correia propõe entrega de honraria para Ricardo Luzbel

Indicação à Comenda 2 de Julho destaca a atuação de Ricardo Luzbel como empresário, comunicador e referência no mercado de entretenimento na Bahia

Por Lucas Pereira.

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) uma proposta para conceder a Comenda 2 de Julho a Ricardo Luzbel, empresário e comunicador baiano natural de Santa Luz. A honraria reconhece personalidades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do estado.

Foto: Divulgação-ALBA e BN Hall

Desde a infância, Ricardo Luzbel demonstrou vocação para o trabalho e espírito empreendedor. Ainda menino, ajudava na renda familiar tocando o sino da igreja de Santa Luzia e vendendo picolés. Aos 15 anos, ingressou no mercado formal como office boy da Tabaco Matos da Bahia e, posteriormente, trabalhou na Jofer, onde passou de auxiliar a vendedor. Aos 17, fundou sua primeira empresa, de serigrafia, fornecendo fardamentos escolares para instituições da periferia de Salvador.

Em 1983, iniciou sua trajetória na TV Itapoan como operador de vídeo. Ao longo de 24 anos na emissora, chegou ao cargo de gerente de Programação e Jornalismo, consolidando-se como referência no setor de comunicação. Em paralelo, manteve pequenos negócios, fortalecendo sua visão empreendedora.

Em 1988, foi apresentado ao mercado de iluminação cênica por Arnaldo Sampaio. Um ano depois, fundou a empresa Íris, que viria a se tornar a Luzbel Tecnologia em Eventos, hoje considerada a maior do segmento no Norte-Nordeste. A empresa se destaca por gerar centenas de empregos e introduzir soluções tecnológicas inovadoras no setor de eventos na Bahia.

Além do ramo técnico, Luzbel também teve forte presença no entretenimento, sendo sócio de blocos carnavalescos como "Fala Garoto","É o Tchan "e "Adrenalina", além dos jornais "Resumo do Carnaval" e "Folia e Ação". Também atuou como empresário de artistas e bandas, a exemplo de Prisioneiros do Samba, Chica Fé e da cantora Kátia Guimma.

Mesmo com a atuação empresarial intensa, permaneceu na TV Itapoan até 2007, sendo um dos poucos gestores mantidos após a aquisição da emissora pela Rede Record — o que, segundo Correia, evidencia sua competência e capacidade de adaptação. No mesmo ano, fundou o portal Bahia Notícias, ao lado do jornalista Samuel Celestino, plataforma que rapidamente se consolidou como uma das principais fontes de informação da Bahia.

Atualmente, Ricardo Luzbel é diretor da Associação Baiana de Imprensa e mantém uma atuação diversificada nos negócios. É sócio da SVN BP Investimentos — principal parceira da XP Investimentos no Norte-Nordeste —, além de atuar nos setores de medicina veterinária, advocacia e marketing digital. Em 2024, fundou a sucursal da Rádio Antena 1 em Salvador, ampliando sua contribuição para a comunicação baiana.

Luzbel também é fundador da Associação Baiana de Jornalismo Digital, diretor de planejamento da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) e vice-presidente da Associação Comercial da Bahia.

Luzbel é um dos fundadores da sulcursal da Rádio Antena 1, na Bahia. Foto: BN Hall

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.