Tiago Correia denuncia morte de indígena em invasões de fazendas na BA

A situação tem gerado um clima de terror na região, especialmente no pico da colheita do café, cujo saco pode valer até R$ 2.000 no mercado

Por Da Redação.

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Tiago Correia (PSDB), denunciou um cenário alarmante no extremo sul do estado. Segundo relatos de produtores rurais, milícias armadas estão utilizando indígenas para invadir fazendas, roubar a produção de café e comercializar os equipamentos das propriedades na região de Itamaraju. A situação tem gerado um clima de terror na região, especialmente no pico da colheita do café, cujo saco pode valer até R$ 2 mil no mercado.

Tiago Correia se reuniu com o sindicato em Itamaraju | Foto: Divulgação

De acordo com o Sindicato Rural do Extremo Sul, existe a informação que um indígena foi assassinado durante os conflitos entre os próprios grupos, e duas pessoas estão desaparecidas. A Polícia Militar já foi acionada diversas vezes pelos produtores, mas a violência continua.

Tiago Correia esteve com produtores rurais da região para ouvir os relatos e cobrar providências das autoridades. “É inadmissível que trabalhadores e suas famílias estejam sendo vítimas de grupos armados que se aproveitam da situação para promover saques e violência. O governo precisa agir com urgência para garantir a segurança no campo. Até mesmo assentados do programa de reforma agrária estão sendo expulsos de suas propriedades”, afirmou o parlamentar.

Tiago Correia denuncia situação no Extremo Sul. Foto: Sandra Travassos/ALBA

Além dos conflitos, há registros de vídeos circulando nas redes sociais que mostram funcionários das fazendas sendo ameaçados e relatos de agressões físicas e psicológicas contra produtores rurais.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.