Com segurança pública sob pressão, Mandarino recebe Aras na SSP e entrega honraria concedida por Rui Costa
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em seus dois mandatos à frente da chefia do Ministério Público Federal (MPF), Aras tem aproximação com pessoas da secretaria
Baiano, o procurador-geral da República, Augusto Aras, visitou na última sexta-feira (27/5) o secretário de Segurança Pública (SSP) da Bahia, Ricardo Mandarino. O encontro, segundo a pasta, foi realizado Centro de Operações e Inteligência (COI), e também serviu para premiar Aras com a medalha do Mérito da Segurança Pública, outorgada pelo governador Rui Costa (PT).
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em seus dois mandatos à frente da chefia do Ministério Público Federal (MPF), Aras tem aproximação com pessoas da secretaria. Ele tem relação próxima com o subsecretário Hélio Jorge, o ex-segurança particular do procurador-geral. Além disto, o Aratu On apurou que ele teria indicado nomes para cargos de chefia das forças de segurança do estado.
Em meio à crise da segurança pública enfrentada pelo governo Rui, Aras fez elogios ao sistema de reconhecimento facial implementado pela gestão do petista. "Sem dúvidas é uma estrutura incrível. Estou admirado com a organização e os aparatos tecnológicos que a Bahia utiliza em prol da Segurança Pública", afirmou.
Em ano de eleição, os principais adversários de Rui Costa vêm tratando a segurança como ponto principal de críticas. ACM Neto (UB), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL), pré-candidatos ao Governo do Estado, vêm, sistematicamente, atacando as gestões de Mandarino e de Rui frente à segurança. No início do mês, três policiais militares foram mortos por bandidos envolvidos com facções criminosas. Dois deles, Victor Vieira Ferreira Cruz e Shanderson Lopes, inclusive, foram vítimas de uma emboscada após retornarem do velório do colega Alexandre Menezes.
Diante do cenário de críticas de opositores, o chefe do Palácio de Ondina encaminhou à Assembleia Legislativa (AL-BA) um projeto de lei para promover modificações no Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp). O texto deve ser votado na sessão da próxima terça-feira (31/5).
De acordo com informações divulgadas pelo MPF, Aras veio à Bahia para encontro com procuradores da República lotados em Salvador e para participar de almoço promovido pela Fecomércio com a presença de cerca de 40 empresários do comércio e da indústria, além de magistrados e advogados. O Aratu On apurou que ainda houve uma agenda extra oficial. Ele participou de reuniões com empresários chineses responsáveis pela construção da ponte Salvador-Itaparica, embora não tenha responsabilidade oficial nas tratativas para edificação do empreendimento.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!