Denúncia contra Binho Galinha não gera impacto imediato na AL-BA
Denúncia contra Binho Galinha faz parte de um desdobramento da “Operação El Patrón”
Por João Brandão.
Apesar da denúncia apresentada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o deputado estadual Binho Galinha (Patriotas) por lavagem de dinheiro, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) não demonstrou qualquer movimentação em relação ao caso. A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa ainda não foi instalada e não há previsão para que isso aconteça.

Deputados foram ouvidos pelo Aratu On durante última sessão na AL-BA antes do Carnaval. Foto: João Brandão | Aratu On
+ Presidente da AL-BA admite medo dos deputados em apreciar caso Binho Galinha no Conselho de Ética
Deputados ouvidos em off pelo Aratu On afirmaram que a denúncia do MP-BA não tem impacto direto no funcionamento do Legislativo e que só devem se manifestar caso haja uma determinação da Justiça que exija alguma medida contra o parlamentar. Nos bastidores, a avaliação é de que, sem uma decisão judicial firme, a situação deve permanecer inalterada na AL-BA.
A denúncia contra Binho Galinha faz parte de um desdobramento da “Operação El Patrón”, que investiga a atuação de uma organização criminosa ligada a crimes como agiotagem, receptação qualificada e exploração do jogo do bicho em Feira de Santana e região. Segundo o MP-BA, o parlamentar seria o líder do grupo e teria ocultado a origem ilícita de bens adquiridos com dinheiro proveniente das atividades criminosas.

Deputado Binho Galinha seria o chefe de uma organização criminosa. Foto: Instagram
Até o momento, a AL-BA não tomou nenhuma medida para avaliar a conduta do deputado. Sem a Comissão de Ética instalada, qualquer movimentação dependeria da mesa diretora ou de decisão judicial. Enquanto isso, a defesa de Binho Galinha nega as acusações e afirma que ele segue exercendo suas funções normalmente no Legislativo baiano.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).