De Jerônimo a Trump: prisão de Bolsonaro gera reações na política
Ex-presidente foi preso após tentar violar tornozeleira: De Jerônimo a Trump: prisão de Bolsonaro gera reações na política
Por João Tramm.
A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gerou amplo debate entre as autoridades, de Jerônimo a Trump: prisão de Bolsonaro gera reações no cenário político. Por meio da rede social X, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou o momento que o país atravessa.
“A prisão de um ex-presidente não é espetáculo, nem conquista de um lado sobre o outro. É o reflexo de uma Justiça que responde com firmeza àqueles que desafiaram a democracia e o povo brasileiro”, comentou o petista.
O chefe do Executivo baiano também fez críticas ao período em que Bolsonaro esteve no comando do governo federal, que, segundo ele, foi marcado por “mentiras, ameaças e ataques às instituições”. Jerônimo afirmou ainda que a decisão do STF reforça que “há consequências para quem tentou romper com a ordem democrática”.

De Jerônimo a Trump: prisão de Bolsonaro gera reações na política
O governador ressaltou que não se trata de um momento de disputa. “Não é hora de comemorar, é hora de lembrar que a democracia exige compromisso com a verdade, com a lei e com o país”, declarou. E finalizou: “Sem dúvida, hoje é um grande dia!”.
O assunto chegou também nos Estados Unidos, quando o líder americano lamentou e se surpreendeu ao receber a notícia. Questionado por jornalistas antes de embarcar na Base Aérea Conjunta Andrews, Trump afirmou: "Eu não sei nada sobre isso. Foi isso que aconteceu? É uma pena, eu só acho que é uma pena".
A Casa Branca informou, em comunicado enviado ao pool de imprensa, que Trump deu a entender ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite de sexta-feira (21). Segundo o e-mail, o presidente americano declarou: “Eu falei ontem à noite com o cavalheiro ao qual você acabou de mencionar”, sem especificar quem seria.
A fala acontece na semana em que o tarifaço sofreu desidratação, sendo comemorado na Bahia. Jerônimo Rodrigues também comemorou o fim do tarifaço dos EUA sobre produtos agrícolas brasileiros.
A reaproximação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi apontado como um dos fatores da redução do tarifaço. Durante 45 minutos de conversa, os líderes trataram do fim das tarifas impostas a produtos brasileiros e da suspensão da Lei Magnitsky, que prevê sanções a autoridades do Brasil.
Prisão de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reconheceu que utilizou um ferro de solda para danificar a tornozeleira eletrônica que usava. A confirmação aparece em um vídeo divulgado pela Seape (Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal) neste sábado (22).
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou para segunda-feira (24) uma sessão virtual extraordinária da Primeira Turma da Corte com o objetivo de referendar a decisão tomada por ele no sábado (22) que determinou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
