Moraes convoca sessão virtual no STF para referendar prisão de Bolsonaro

Alexandre de Moraes convocou sessão virtual para defender decisão de prender Bolsonaro após tentativa de violação da tornozeleira eletrônica

Por Da redação.

Fonte: SBT News

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou para segunda-feira (24) uma sessão virtual extraordinária da Primeira Turma da Corte com o objetivo de referendar a decisão tomada por ele no sábado (22) que determinou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Alexandre De Moraes.|  Foto: Divulgação

A ordem de prisão foi emitida após a Polícia Federal (PF) informar ao ministro que Bolsonaro, então submetido a prisão domiciliar, tentou romper a tornozeleira eletrônica às 0h08 de sábado.

De acordo com Moraes, o episódio representou violação das medidas impostas e indicou risco concreto de fuga, sobretudo diante da vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para que apoiadores permanecessem em frente à casa do ex-presidente.

Moraes afirmou que a mobilização poderia servir como barreira física à atuação das autoridades, aumentando a possibilidade de evasão do investigado. Por isso, considerou necessária a conversão do monitoramento domiciliar em prisão preventiva.

Alexandre De Moraes. Foto: Luiz Silveira Stf

A sessão extraordinária da Primeira Turma ocorrerá das 8h às 20h da segunda-feira, em ambiente virtual. Cabe ao colegiado avaliar se mantém ou não a decisão individual de Moraes. A Turma, responsável pelo inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado atribuída a Bolsonaro e aliados, é atualmente presidida pelo ministro Flávio Dino e conta ainda com os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

O ministro Luiz Fux pediu para deixar o colegiado em outubro, e a Primeira Turma aguarda a definição do novo integrante do STF para voltar a ter sua composição completa.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.