Com decisão do STF, Zambelli renuncia cargo de deputada federal

Bolsonarista envia carta informando saída do cargo: Com decisão do STF, Zambelli renuncia cargo de deputada federal

Por João Tramm.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) apresentou, neste domingo (14), uma carta à Câmara dos Deputados comunicando oficialmente sua renúncia ao mandato. A informação foi confirmada pela assessoria da presidência da Casa e ocorre em um contexto que com decisão do STF, Zambelli renuncia cargo de deputada federal.

"A Câmara dos Deputados informa que a Deputada Carla Zambelli (PL/SP) comunicou à Secretaria-Geral da Mesa a sua renúncia ao mandato parlamentar na data de hoje", afirma o texto.

Com decisão do STF, Zambelli renuncia cargo de deputada federal; Foto: Lula Marques/ Agência Braasil

Com decisão do STF, Zambelli renuncia cargo de deputada federal

Na quarta-feira (10), o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou o pedido de cassação do mandato parlamentar de Carla Zambelli (PL-SP).

Na ocasião, foram registrados 227 votos favoráveis à cassação, 170 contrários e 10 abstenções — número abaixo dos 257 votos exigidos para a perda do mandato.

Já na sexta-feira (12), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a perda automática do mandato da parlamentar.

O embate jurídico e político da semana levou a deputada a renunciar do cargo. Com a saída de Zambelli do cargo, a vaga passa a ser ocupada pelo suplente do Partido Liberal em São Paulo mais votado nas últimas eleições, Adilson Barroso. O presidente da Casa, Hugo Motta, já oficou o liberal para tomar posse ao cargo.

Zambelli já foi condenada por perseguição armada e por invasão hacker

Zambelli

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está presa desde julho na Itália. Zambelli era considerada foragida da Justiça brasileira após ter o mandato cassado e ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão pelo envolvimento no caso de invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Carla Zambelli foi condenada pelo STF em duas ações penais nos últimos meses. Na primeira, a deputada federal foi sentenciada a 10 anos de prisão por ter comandado invasões hackers ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2022 e 2023.

Na segunda, Zambelli foi condenada a cumprir 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Na véspera das eleições de 2022, Zambelli perseguiu armada um homem pelas ruas de São Paulo.

Atualmente, Zambelli está presa na Itália à espera de uma decisão do governo estrangeiro sobre o seu processo de extradição. A parlamentar fugiu do Brasil em junho após receber a primeira condenação do STF.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.