Bruno Reis destaca laços entre Salvador e França em Festival Internacional
Salvador: Prefeito Bruno Reis celebra laços com África e França
Por Juana Castro.
Na abertura do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África, realizada nesta quarta-feira (5), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou as profundas conexões culturais e históricas que unem a cidade, o Brasil, o continente africano e a França.

Dirigindo-se ao presidente francês Emmanuel Macron, que marcou presença no evento, o prefeito enfatizou a herança africana como um pilar fundamental da identidade soteropolitana, citando a "cultura deles, a nossa sacerdotidade, a arte, a dança, o jeito do bairro de cedo", elementos "herdamos isso dos africanos".
200 anos de relações e 'cores libertárias'
Bruno Reis fez questão de ressaltar a longevidade da relação bilateral com a França, que remonta a 1825, ano em que o governo francês reconheceu a independência do Brasil, marcando quase 200 anos de laços.
"É verdade, as nossas semelhanças vão muito além das cores da bandeira da Bahia, que serão as cores da bandeira da França, azul, vermelho e branco."
A menção às cores da bandeira — azul, vermelho e branco — foi um ponto alto, sublinhando a inspiração nos ideais libertários que a bandeira baiana compartilha com a francesa, simbolizando uma união que vai além da diplomacia.

Jovens como esperança para o futuro tricontinental
O prefeito ainda salientou que a relação entre os países se fortalece não apenas pela história, mas pelo olhar voltado para o futuro, especialmente em termos de cooperação cultural e econômica.
"Temos um que nos une, e esses 200 anos de relações bilaterais, principalmente nos aspectos culturais e econômicos. E é por isso que a nossa relação com a França é cada vez mais forte."
Ele atribuiu aos jovens o papel de vanguarda nesse processo, representando a "esperança de um futuro melhor, de relações ainda mais profundas e mais próximas entre o Brasil, a França e a África."
Ao concluir seu discurso, Bruno Reis expressou a satisfação em sediar o evento: "Portanto, é com muita alegria e, para mim, motivo de muito orgulho na comissão de prefeitos de Salvador está podendo recebê-lo aqui em nossa cidade. Seja o bem-vindo a todos a este grande agente".
Visita de Emmanuel Macron para celebração dos 200 anos de relações diplomáticas
Em entrevista ao programa Linha de Frente, o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, explicou que a escolha de Salvador como cidade anfitriã surgiu a partir de uma recomendação da equipe do presidente francês:
“A gente recebeu o embaixador dos polos e oceanos, que é o senhor Olivier Poivre D'Arvor, que é um assessor técnico especial do presidente Macron. Ele veio pra Salvador, nós fizemos uma visita com ele num berçário de corais que a gente tem na ilha de Itaparica, e ele voltou e disse 'olha, o presidente Macron queria que eu escolhesse uma cidade além do Belém pra visitar. Vou dizer que é Salvador'”.
Após sua passagem por Salvador, Macron seguirá para Belém, no Pará, onde participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), reforçando o compromisso da França com as pautas ambientais globais. A Temporada França-Brasil tem início em agosto e se estende até dezembro, promovendo uma série de atividades em diversas cidades brasileiras.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).