Salvamar emite alerta para caravelas-portuguesas nas praias de Salvador
Apenas nos últimos três dias, a Salvamar registrou 10 casos de queimaduras provocadas por caravelas-portuguesas nas praias de Salvador
Por Ananda Costa.
O aparecimento de caravelas-portuguesas nas praias de Salvador motivou um alerta da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) aos banhistas da capital baiana. O fenômeno, mais comum entre os meses de abril e junho, tem ocorrido também em razão das chuvas frequentes e da influência de frentes frias no litoral.

A sinalização de risco é feita por meio da bandeira roxa, conforme o modelo nacional da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), que indica a presença de animais marinhos potencialmente perigosos. Apenas nos últimos três dias, a Salvamar registrou 10 casos de queimaduras provocadas por caravelas-portuguesas. No acumulado do ano, já são 14 ocorrências.
Segundo o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, a presença desses organismos no verão é incomum, mas pode acontecer em situações específicas de mudança nas condições climáticas. As caravelas não possuem capacidade de locomoção ativa e chegam à costa levadas pelos ventos e correntes marítimas.
Recomendação para presença de caravelas-portuguesas nas praias de Salvador

A recomendação é que, ao identificar a bandeira roxa ou a presença desses animais na areia, os banhistas evitem o banho de mar e mantenham distância. O contato com a pele pode causar queimaduras, já que as caravelas-portuguesas liberam substâncias tóxicas.
Em caso de acidente, a Salvamar orienta não lavar a área afetada com água doce, utilizar água do mar, retirar com cuidado os tentáculos ainda aderidos à pele, aplicar vinagre para ajudar a inativar as toxinas e fazer compressas frias no local. Em situações mais graves, a orientação é buscar atendimento médico.
Por que as águas-vivas causam 'queimaduras'?

Na realidade, ao encostar em uma água-viva, a sensação de queimação não é proveniente de um queimadura, de fato. Isso porque, para ser 'queimado', é necessário ter contato com alguma superfície quente, o que não acontece com o corpo desses seres marinhos.
Em julho do ano passado, a cantora Anitta surpreendeu os seguidores ao postar nos stories do Instagram que foi queimada por água-viva enquanto mergulhava em uma gruta localizada em Ibiza, na Espanha.
LEIA MAIS: Salvamar alerta banhistas sobre perigos com caravelas
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).