Fortes chuvas causam transtornos para população do sul da Bahia

As fortes chuvas provocaram uma série de transtornos à população, como deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores em diversos municípios

Por Dinaldo dos Santos.

Ocorrências intensas de chuvas atingiram o sul da Bahia no último fim de semana e provocou uma série de transtornos à população, como deslizamentos de terra, alagamentos e quedas de árvores em diversos municípios. As cidades mais afetadas foram Itabuna, Ilhéus e Itacaré, onde as condições climáticas adversas causaram impactos significativos.

Fortes chuvas atingem Sul da Bahia. Foto: Redes Sociais

Em Itabuna, a Defesa Civil registrou 49 mm de chuva apenas no domingo (21). Para a segunda-feira (22), a previsão indicava mais de 15 mm, elevando o nível de alerta. Um dos episódios mais graves foi um deslizamento de terra na Travessa Teixeira, no bairro Maria Pinheiro. Apesar do susto, não houve vítimas soterradas. As equipes seguem em estado de atenção para possíveis novas ocorrências.

O município de Ilhéus também enfrentou fortes impactos, acumulando 74 mm de precipitação no mesmo período. Entre os danos registrados estão o desabamento parcial de uma casa no distrito do Couto e um deslizamento que atingiu uma residência no Alto da Conquista, sem registro de feridos.

Quedas de árvores interditaram vias, e alagamentos em várias comunidades provocaram a formação de crateras em bairros da cidade. Segundo a prefeitura, não há, até o momento, registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas.

Em Itacaré, moradores e turistas relataram dificuldades de deslocamento em razão dos alagamentos. A previsão meteorológica aponta continuidade das chuvas até quarta-feira (24), com volumes que podem chegar a 50 mm por dia, o que tende a agravar o cenário.

Na região, o aumento do nível do rio Água Preta, no município de Pau Brasil, já afetou cerca de 600 imóveis e levou 52 famílias a deixarem suas casas.

Verão com chuva em Salvador

O verão começou, oficialmente, neste domingo (21), no Brasil. A estação mais quente do ano, contudo, já começou com chuva em Salvador.

Desde o início da manhã, pontos da cidade registram pancadas de chuva. A predominância é de tempo nublado na cidade, apesar do início do verão.

Verão começou com chuva em Salvador. Foto: Ilustração

A primeira semana da nova estação deve ter tempo nublado e chuvoso ao menos até quinta-feira (25), no feriado de Natal.

De acordo com a meteorologia, o tempo deve apresentar muitas nuvens com chuvas isoladas. Na quarta, a chuva deve dar trégua, mas o cenário deve ser nublado na capital. Na quinta, deve chover novamente.

LEIA MAIS: Você sabe como rechear o peru de Natal? Confira cinco dicas deliciosas

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.