Bolsonaro pode se tornar réu em julgamento do STF que começa nesta terça
Julgamento pode levar Bolsonaro à condição de réu por liderar uma tentativa de Golpe de Estado
Por Da Redação.
Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) dará início ao julgamento que pode levar Jair Bolsonaro à condição de réu por liderar uma tentativa de Golpe de Estado após a derrota na eleição presidencial de 2022, com uma grande probabilidade de um desfecho desfavorável para ele.
A acusação feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) será examinada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, que já sentenciou várias pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e destruíram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
Nesta etapa do processo, o STF verificará se a denúncia cumpre os requisitos legais e determinará se a acusação contém provas suficientes para iniciar um processo penal contra os acusados.
A tendência é que o julgamento termine com cinco votos a favor da aceitação da denúncia contra Bolsonaro. Os ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino compõem a Primeira Turma. Segundo as fontes, não se espera nenhuma discrepância na avaliação dos indícios de delito, o que fundamenta a aceitação da acusação.
LEIA MAIS: STF suspende votação de Zambelli antes de julgar Bolsonaro
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).