AtlasIntel: Tarcísio ultrapassa Lula em pesquisa de segundo turno
Levantamento da AtlasIntel para Bloomberg News mostra governador de São Paulo com ligeira vantagem sobre o presidente Lula
Por João Tramm.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aparece à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno das eleições presidenciais. Segundo pesquisa da LatAm Pulse, realizada pela AtlasIntel a pedido da Bloomberg News e divulgada nesta quinta-feira (27), Tarcísio registra 48,4% das intenções de voto, enquanto Lula tem 46,6%.
O cenário representa uma mudança em relação ao mês de julho, quando o presidente liderava com folga de cerca de quatro pontos percentuais na mesma sondagem.
Em outras projeções testadas, Lula surge empatado com Jair Bolsonaro, ambos com 48,3% — embora o ex-presidente esteja atualmente inelegível e à espera de julgamento por suposta tentativa de golpe de Estado. Já em um confronto com Michelle Bolsonaro, cotada como possível candidata, Lula teria vantagem estreita: 48,8% contra 47,9%.
Aprovação do governo Lula
O estudo também aponta queda na aprovação do governo Lula, que caiu dois pontos em agosto, chegando a 48%, enquanto a desaprovação subiu para 51%. O recuo indica perda do impulso obtido após o confronto retórico com o ex-presidente norte-americano Donald Trump.
A pesquisa entrevistou 6.238 eleitores em todas as regiões do país entre os dias 20 e 25 de agosto. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.
Baianos querem governador independente de Lula
A maioria dos baianos deseja um governador independente do presidente da República. Segundo pesquisa Genial/Quaest, 49% dos entrevistados na Bahia afirmaram preferir autonomia em relação ao Palácio do Planalto. Outros 40% defendem que o próximo governador seja aliado de Lula, atual presidente, e 9% gostariam de um alinhamento a Bolsonaro, ex-presidente; 2% não souberam responder.
O resultado coloca a Bahia em sintonia com a tendência nacional de valorização da independência, mas com uma particularidade: junto com Pernambuco, é o estado em que o apoio a um governador próximo de Lula aparece mais forte.
O levantamento, portanto, confirma duas tendências: de um lado, o forte apoio à autonomia dos governos estaduais; de outro, a permanência da influência de Lula no Nordeste, especialmente em Bahia e Pernambuco, que se destacam como os dois estados que consideram dado uma guinada eleitoral na última pesquisa de popularidade do petista.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).