Política

Políticos baianos comemoram aprovação da PEC que estabelece piso salarial da enfermagem

A proposta havia passado pela Câmara dos Deputados na última semana e, agora, deve seguir para promulgação

Por João Brandão

Políticos baianos comemoram aprovação da PEC que estabelece piso salarial da enfermagemDivulgação

Após o Senado Federal aprovar, nesta terça-feira (20/12), a PEC nº 42/2022, que viabiliza o pagamento do piso da enfermagem, diversos políticos baianos se pronunciaram sobre a vitória da categoria. A proposta havia passado pela Câmara dos Deputados na última semana e, agora, deve seguir para promulgação.


Defensor da proposta, o deputado Cacá Leão (PP) enalteceu a importância da categoria. O piso passou na Câmara dos Deputados na semana passada e agora deve seguir para promulgação. "Sempre fui favorável ao piso salarial dos profissionais de Enfermagem por entender que se trata do reconhecimento às conquistas dessa categoria. Todo o segmento foi de extrema importância na luta contra a Covid-19 e segue sendo fundamental no dia a dia da sociedade. Merecem o devido respeito e valorização", afirmou.


O deputado federal Jorge Solla (PT) disse que "está definitivamente resolvido o problema do financiamento do piso da Enfermagem". "O Senado acaba de aprovar em dois turnos a PEC 390/14, que garante os recursos para o pagamento do piso já em janeiro de 2023! A PEC agora vai à promulgação. Uma grande vitória da categoria! Conseguimos! Parabéns a todos os enfermeiros e enfermeiras que tanto lutaram nos últimos anos por esse piso. Lula começará seu mandato cumprindo esta importante promessa de campanha: pagar o piso da Enfermagem", analisou.


Defensor do piso dos fisioterapeutas, o senador Angelo Coronel (PSD) disse que votou sim para o projeto da enfermagem. "Seguiremos na luta pela valorização dos profissionais de Saúde", disse.


A PEC direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para custear o piso nacional da enfermagem. Os valores serão pagos pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. A medida vale para pagamento de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras do setor público, além de entidades filantrópicas e prestadores de serviço com um mínimo de atendimento de 60% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.