Futuro ministro, Rui diz que Governo Lula não amplia número de cargos e terá 37 ministérios
A previsão é de que já no dia 1° de janeiro uma Medida Provisória seja publicada apenas para a viabilização dos cargos de ministros
O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou na tarde deste sábado (17/12), que o governo do presidente Lula contará com uma estrutura de 37 ministérios e destacou que a decisão não implica na criação de novos cargos. A previsão é de que já no dia 1° de janeiro uma Medida Provisória seja publicada apenas para a viabilização dos cargos de ministros.
“Uma das determinações do presidente Lula foi a de que não houvesse a ampliação de cargos independente da quantidade de ministérios. É importante deixar claro que não haverá criação de novos cargos”. O anuncio foi realizado após reunião do futuro chefe da Casa Civil com o presidente Lula e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
Rui Costa explicou que a ideia do governo é fazer com que os ministérios utilizem a mesma área meio, que compreende áreas jurídica, orçamento, entre outras. “Iremos ampliar dos 23 ministérios existentes para 37, mas utilizando o mesmo volume de cargos. Com isso, iremos melhorar a representatividade por meio dos ministérios, já que os diversos segmentos da sociedade querem se ver representados no governo, mas sem implicar no aumento do gasto público. O nosso foco também está no aperfeiçoamento da gestão pública”.
Ainda segundo Rui Costa, para garantir a transversalidade dos ministérios, a nova estrutura funcionará em articulação com a Secretaria Geral e a Casa Civil. Ele ainda afirmou que ao longo da semana, o futuro presidente Lula irá anunciar os novos nomes que comandarão os ministérios.