AO VIVO Últimas Notícias
02/07/2022 11h08 | Atualizado em 23/06/2023 09h58

No 2 de Julho, Ciro diz que é bom sentir “calor baiano” e destaca história da data: “aqui se matou e morreu”

"Sangue de brasileiros baianos foi derramado para construir a nação brasileira e sua independência, e isso a gente tem que rememorar hoje", disse Ciro, na ocasião.

No 2 de Julho, Ciro diz que é bom sentir Foto: reprodução/Instagram
Da Redação

Em Salvador para prestigiar o 2 de Julho, dia da Independência do Brasil na Bahia, o pré-candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), pontuou alguns motivos para celebrar a data, incluindo o fato de ser o primeiro 2 de Julho depois da pandemia e poder sentir “esse calor baiano”.

“Sempre faço um esforço para rememorar [a história], toda vez que venho aqui, especialmente pensando no jovem brasileiro. Quando Dom Pedro desembainhou a espada e fez a declaração política ‘independência ou morte’, ali nós qualificamos, na história oficial, como a Independência do Brasil [7 de setembro], mas isso não é bem verdade. Aqui na Bahia, os militares portugueses se rebelaram e partiram para inibir a independência do país. Aqui se matou e se morreu. Sangue de brasileiros baianos foi derramado para construir a nação brasileira e sua independência, e isso a gente tem que rememorar hoje”.

VEJA ABAIXO

Uma publicação compartilhada por Ciro Gomes (@cirogomes)

ERRATA

Nas redes sociais, Ciro negou que tivesse torcido o pé durante o trajeto, como noticiado inicialmente. “Andei e dancei tanto que até inventaram que eu tinha torcido o pé. Sou madeira que cupim não rói”, escreveu na legenda da publicação.

COBERTURA 2 DE JULHO

– Apoiadores de Bolsonaro realizam “motociata” com o presidente pela orla marítima de Salvador

No cortejo do 2 de Julho, Isidório comenta denúncias contra a Fundação Dr. Jesus: “faço aquele teatro”; assista

– Dois de Julho tem cortejo marcado por presença de lideranças políticas e tumulto nas passagens de Lula e ACM Neto

*Matéria atualizada

 

Você pode acompanhar todo o conteúdo do projeto  “2 de Julho:Nossa história é feita de luta” no hotsite especial : 2 de Julho na TV Aratu

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Fonte: Da redação