Política

No 2 de Julho, Ciro diz que é bom sentir "calor baiano" e destaca história da data: "aqui se matou e morreu"

"Sangue de brasileiros baianos foi derramado para construir a nação brasileira e sua independência, e isso a gente tem que rememorar hoje", disse Ciro, na ocasião.

Por Da Redação

No 2 de Julho, Ciro diz que é bom sentir "calor baiano" e destaca história da data: "aqui se matou e morreu"reprodução/Instagram

Em Salvador para prestigiar o 2 de Julho, dia da Independência do Brasil na Bahia, o pré-candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), pontuou alguns motivos para celebrar a data, incluindo o fato de ser o primeiro 2 de Julho depois da pandemia e poder sentir "esse calor baiano".


"Sempre faço um esforço para rememorar [a história], toda vez que venho aqui, especialmente pensando no jovem brasileiro. Quando Dom Pedro desembainhou a espada e fez a declaração política 'independência ou morte', ali nós qualificamos, na história oficial, como a Independência do Brasil [7 de setembro], mas isso não é bem verdade. Aqui na Bahia, os militares portugueses se rebelaram e partiram para inibir a independência do país. Aqui se matou e se morreu. Sangue de brasileiros baianos foi derramado para construir a nação brasileira e sua independência, e isso a gente tem que rememorar hoje".


VEJA ABAIXO






ERRATA


Nas redes sociais, Ciro negou que tivesse torcido o pé durante o trajeto, como noticiado inicialmente. "Andei e dancei tanto que até inventaram que eu tinha torcido o pé. Sou madeira que cupim não rói", escreveu na legenda da publicação.




COBERTURA 2 DE JULHO


Apoiadores de Bolsonaro realizam "motociata" com o presidente pela orla marítima de Salvador


- No cortejo do 2 de Julho, Isidório comenta denúncias contra a Fundação Dr. Jesus: "faço aquele teatro"; assista


Dois de Julho tem cortejo marcado por presença de lideranças políticas e tumulto nas passagens de Lula e ACM Neto


*Matéria atualizada


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.