Onde estão os Poodles? Criadores falam sobre 'sumiço' da raça
Cães da raça Poodle estão em extinção? Criadores e veterinários comentam
Por Juana Castro.
Quase toda casa brasileira tinha um nas décadas de 80, 90 e início dos anos 2000. Eles protagonizavam filmes, programas de televisão e eram reproduzidos em brinquedos e acessórios. Mas, nos últimos anos, pouco se tem visto deles, o que nos leva ao seguinte questionamento: onde estão os Poodles?
“O Poodle é uma raça que agora anda sumida. Há uns anos, a procura era bem maior”, afirmou a proprietária do Canil Cão & Cia, Maria Fernanda Matos, ao Aratu On. Ela atua na área há 40 anos.
De acordo com a gerente do canil — situado no Jardim das Margaridas, em Salvador —, Elisângela da Hora, a procura maior, atualmente, é por cães das raças Shih Tzu, Spitz (Lulu da Pomerânia) e Maltês.
“Poodle era a moda, como hoje ocorre com o Shih Tzu e o Lulu, mas, quando se cria sem cuidado, misturando raças, você perde a linhagem pura”, analisou.
As percepções delas são compartilhadas por veterinários, a exemplo da profissional Isabela Sampaio, que diz não se lembrar da última vez que vacinou um filhote de Poodle. “Diminuiu muito! Quando chega um, é de 8 anos para cima”, garante.
É o caso de Jujuba, 9 anos, de Cláudia Matos. Por onde passa, a cachorrinha branca e gordinha chama atenção. "Às vezes levo ela para passear no shopping e pedem para tirar foto, porque ficam impressionados... dizem que nunca mais viram um Poodle", conta a tutora. "Ela é muito tranquila, companheira, amorosa, ama visitas, movimento e é muito inteligente", derrete-se.
Um cão mais raro - e mais caro
Outrora conhecido como "Fernando Poodle", por ter sido criador nos anos 1980, o veterinário Fernando Oliveira comenta sobre o impacto das misturas na aparente extinção da raça:
“Assim como o Pequinês, o Poodle teve seu auge e decadência, pois muita gente passou a fazer cruzamentos com outras raças. Era comum ver Poodle cruzando com Yorkshire, com Cocker Spaniel, Pequinês, vira-lata… Porque queriam ter a produção de um cachorrinho peludo (que era vendável) e misturavam com o que tinham. O que aconteceu? O número de cães mestiços cresceu e o número de cães puros diminuiu”.
Hoje, porém, segundo o veterinário, é possível encontrar Poodles com pedigree, só que mais caros, com valores entre R$ 2,5 mil e R$ 10 mil, a depender das características.
"As pessoas têm uma ideia de que Poodle é barato. Quando entram em contato e a gente passa os valores, o pessoal se assusta. Mas quem é de fora e sabe que está difícil de encontrar", relata Elisângela, acrescentando que o canil tem clientes de outros estados do Brasil e até fora do país.
"Hoje o nosso público é de amante do Poodle. Só compra Poodle quem realmente ama, quem já teve e sabe que é uma raça maravilhosa. É até triste falar que pode deixar de existir", reflete a gerente do Cão & Cia.
Origem e características do Poodle
O Poodle foi citado no livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, como a segunda raça mais inteligente do mundo canino, atrás apenas do Border Collie. É, ainda, afetuoso, sociável, ativo e possui expectativa de vida elevada para a espécie — muitos vivem bem até os 16 anos ou mais. Não por acaso, é classificado como um “cão de companhia”, pertencente ao grupo 9 da Federação Cinológica Internacional (FCI), entidade com sede na Bélgica que padroniza e categoriza as raças.
No que diz respeito às características físicas, o Poodle tem o pelo mais crespo e ondulado ou encaracolado. Isso lhe permitia, antigamente — por volta do século XVIII —, uma melhor performance aquática, visto que a raça era utilizada para auxiliar caçadores, na França. Quando um pato era abatido, por exemplo, o Poodle entrava na água para pegá-lo. A pelagem, associada à tosa adequada, servia para diminuir o atrito e proteger do frio, principalmente nas regiões do tórax e das patas.
O Poodle pode ter o pelo branco, preto, cinza, abricot (marrom/castanho), em cor sólida, ou ser bicolor (vide fotos abaixo).
Com relação ao tamanho, existem variedades reconhecidas pela FCI: Poodle Toy ('Anão'), Poodle Miniatura, Poodle Médio e Poodle Standard (conhecido como 'Poodle Gigante').
Fernando Oliveira alerta, no entanto, para a miniaturização das raças, o que pode acarretar em cardiopatias e outras anomalias genéticas. A ressalva também vale para a mistura de raças e é endossada por Isabela Sampaio.
"Existem riscos em todos os cruzamentos. Cada raça tem sua peculiaridade e essa mistura pode levar questões de uma para outra", diz a veterinária, citando problemas como luxação de patela, otites e dermatites.
Poodles em exposições e competições de groomers
Embora as características das raças — conforme a FCI — sejam meros detalhes para diversos tutores, elas são enxergadas com rigor em exposições e competições, especialmente de groomers. A palavra, que significa “tosadores” em inglês, representa profissionais que se dedicam à estética animal.
Para a criadora Giovana Bião, do Canil Edy Sheybux, esses eventos têm ajudado a alavancar a busca por Poodles, recentemente, devido às múltiplas possibilidades de tosas.
+ Salvador sediará maior feira do segmento pet do Nordeste; saiba quando
"Todas as raças têm 'fases' e a do Poodle está voltando", observa. "Na pandemia [de Covid-19], a busca pelo mundo pet aumentou estupidamente, incluindo esse outro lado de cursos, petshops e estética canina, e o Poodle é a raça com mais tipos de tosas. Então, tem sido procurado não só pela companhia, mas também pelos groomers", acrescenta, revelando que tem alguns campeões saídos do seu canil:
"Em 2022, uma Poodle anã [Toy] minha venceu o Campeonato Mundial realizado em São Paulo. Chorei horrores".
Cuidados
Para quem deseja ter um cão da raça Poodle, os profissionais reforçam os cuidados com a pelagem e orientações comuns a todos os cachorros, como vacinação, vermifugação, alimentação adequada e, se possível, acompanhamento veterinário.
Esta reportagem tem caráter informativo. A intenção não é cultivar a venda de nenhuma raça específica, tampouco desestimular a adoção de cães sem raça definida (SRD), que também merecem amor, respeito e responsabilidade.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).