Sesab enfatiza necessidade de duas doses da vacina após pronunciamento de secretária de Porto Seguro dizendo o contrário
"Todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19 devem se vacinar com as duas doses da vacina", responde a pasta
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou uma nota neste domingo (4/4) esclarecendo que todas as pessoas devem tomar as duas doses da vacina anti Covid-19 quando chegar o momento, seguindo as ordens de prioridade estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A polêmica começou após um vídeo onde a secretária de saúde do município de Porto Seguro, no sul da Bahia, dizendo que aqueles que já tiveram a doença deveriam tomar apenas uma dose.
De acordo com o órgão estadual, Raissa Soares "orienta equivocadamente a população". Ela diz, em entrevista ao jornalista Fernando Beteti, que “quem teve Covid só deve tomar uma dose da vacina. Eu tenho visto pessoas que já tiveram Covid tomando as duas doses. Fica o alerta, que é uma recomendação, que quando as vacinas chegam pra nós, com uma orientação por escrito, como se fosse as bula das caixinhas. E a recomendação da Sesab, aqui da Bahia, tem orientado e acredito que seja uma orientação federal, é que quem já teve Covid já estimulou o sistema imunológico uma vez. Toma.uma dose da vacina, não toma duas”.
A Sesab alerta que essa informação não procede. "Todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19 devem se vacinar com as duas doses da vacina, sendo a primeira dose após 30 dias a partir do início dos sintomas da Covid-19 ou da data de coleta da primeira amostra de RT-PCR positiva para Sars-CoV-2. Esta é a orientação das autoridades sanitárias federal e estadual", enfatizou a pasta, em nota.
"A imunidade natural (provocada por doença) não possui um tempo exato de permanência, logo é preciso fazer o esquema vacinal em duas doses", explica. O Aratu On fez um vídeo explicando como as vacinas funcionam e o porquê de serem necessárias duas doses.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.