Pesquisadores apontam caso de reinfecção pelo novo coronavírus em São Paulo
Pesquisadores apontam caso de reinfecção pelo novo coronavírus em São Paulo
Uma técnica de enfermagem, de 24 anos de idade, foi reinfectada pelo novo coronavírus após ficar quase 40 dias sem apresentar sintomas da Covid-19, segundo um estudo realizado por pesquisadores do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, e enviado ao SBT Jornalismo nesta quinta-feira (6/8).
A primeira vez que a paciente testou positivo para a doença foi em maio deste ano. Naquela ocasião, ela manifestou sintomas leves e demorou dez dias para se recuperar. Porém, em 27 de junho, quando fazia mais de um mês desde que havia voltado ao trabalho, a mulher começou a sentir dor de garganta, nariz congestionado e dor de cabeça intensa outra vez e, portanto, resolveu passar por mais um exame para Covid-19. O novo diagnóstico positivo saiu em em 7 de julho.
Na visão dos pesquisadores, "isso é um evento extremamente raro, se fosse um evento comum, milhões de casos semelhantes teriam sido identificados pelo mundo". Quando souberam que a jovem estava com a Covid-19 novamente, cogitaram, por exemplo, que ela não havia se curado completamente em maio, mantendo o novo coronavírus em seu organismo. Mas, ao analisarem o quadro clínico dela, concluíram que tudo indica uma segunda infecção.
"A história clínica dele não sugere uma mesma doença persistente, tão pouco o segundo resultado positivo pode ser atribuido a um resultado residual", afirmam os pesquisadores.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003