Novas regras para o uso de máscaras em aeroportos e aviões começam a valer nesta quinta-feira
Pela decisão, os passageiros deverão usar nos terminais e dentro das aeronaves máscaras em tecido
Regras mais rígidas sobre máscaras em aeroportos e aeronaves no Brasil passam a valer a partir desta quinta-feira (25/3) de acordo com as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Com isso, bandanas, lenços e protetores faciais do tipo “face shield” usados sem máscaras por baixo não serão permitidos. Máscaras de acrílico ou de plástico transparente e as que possuem válvula de respiração também estão proibidas.
Pela decisão, os passageiros deverão usar nos terminais e dentro das aeronaves máscaras em tecido e, nesse caso, o ideal é que elas tenham camada tripla de proteção ou de uso profissional, como as cirúrgicas e as N95/PFF2. Em todos esses casos as máscaras não devem ter válvula.
“A máscara deve estar ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas”, informou a Anvisa no documento, que também recomenda a troca da proteção a cada três horas de uso.
Para crianças menores de três anos e pessoas com deficiências que impeçam o uso adequado da proteção, o uso da proteção é facultativa. Em viagens nacionais, só se pode tirar a máscara no avião para hidratação ou para alimentar crianças menores de 12 anos, idosos e pessoas com necessidades especiais.
O conjunto de normas foi aprovado pela Anvisa no último dia 11 de março. O uso de máscara nas dependências e também em voos já é obrigatório desde o ano passado.
LEIA MAIS: Gás de cozinha será vendido por quase metade do preço nesta sexta durante ação de petroleiros
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.