Neto faz projeção preocupante sobre leitos de UTIs em Salvador; "já era pra colapsar"
Neto faz projeção preocupante sobre leitos de UTIs em Salvador; "já era pra colapsar"
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ressaltou a importância das medidas restritivas no combate ao coronavírus. Durante tranmissão ao vivo nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (18/5), o gestor se mostrou preocupado com os números e com um eminente colapso na rede de saúde.
"Temos hoje uma taxa de (259) 70% de ocupação de leitos clínicos em Salvador. Leitos de UTI é de (218) 83%. Pergunta o que isso significa? Significa que a cada dia nós nos aproximamos de uma saturação do sistema de saúde. Já era para o sistema ter entrado em colapso, nós conseguimos ganhar mais tempo. Mas em função da curva de crescimento já alcançamos 83%", começou o gestor.
"É claro que há uma perspectiva que nos próximos dias, leitos sejam entregues na capital baiana. Nós já estamos num nível de altíssima preocupação e não se pode afastar um possível colapso. Sem considerar novos leitos que possam se incorporar ao sistema de saúde, podemos ter saturação dos leitos clínicos, no dia 21 de maio...essa semana. Déficit de 15. Isso pode acontecer? Pode... mas se os novos leitos forem entregues, consigamos ganhar tempo, pode se continuar tendo leitos", ressaltou ainda ACM Neto.
HOSPITAIS PRIVADOS
O gestor municipal voltou a falar sobre a taxa de ocupação das unidades que não fazem parte do Sistema Único de saúde. "Hospitais privados dos leitos particulares disponíveis para o COVID-19 é de 82%. O risco de colpso não é só na rede pública, mas na rede particular também. Exceto dois hospitais - os nomes não foram informados -, o restante já tem uma taxa de ocupação superior a 80%", enfatizou.
BAIRROS DE SALVADOR : RAIO-X
"Pituba e Plataforma são os dois bairros com maiores indíces do Covid. Chamo atenção para o bairro do Bonfim, os números não estão caindo por lá e isso tem nos preocupado bastante. Fizemos um 'corte' dos últimos 7 dias e vemos que a Pituba, Plataforma, Bonfim continuam com números altos. Há outros bairros que começam a nos alertar são os casos de: São Marcos e Brotas", disse ainda o prefeito.
LEIA MAIS: Ex-ministro Mandetta diz que ampliação do uso de cloroquina pode causar várias mortes em casa
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.