Governo de São Paulo vai pedir aplicação emergencial da CoronaVac à Anvisa ainda esta semana
Governo de São Paulo vai pedir aplicação emergencial da CoronaVac à Anvisa ainda esta semana
O governo do Estado de São Paulo vai pedir a autorização da Anvisa para o uso emergencial da vacina CoronaVac, contra a Covid-19, nesta quinta-feira (7/1). A informação é do Uol, que apontou, ainda, que o anúncio será feito durante a entrevista coletiva do governo para o anúncio da reclassificação das cidades no Plano São Paulo.
Com a documentação e os estudos do laboratório Sinovac Biotech (autor da vacina) em mãos, a Anvisa terá dez dias para autorizar - ou não - a aplicação do imunizante.
Ao Uol, uma fonte do Centro de Contigência ao Coronavírus em São Paulo disse que não há razão, na visão do estado, para que o órgão não aprove a vacinação com o composto: "Nem por pressão política isso seria possível. Não há motivo para barrar".
O objetivo do comitê de saúde estadual é conseguir a liberação da CoronaVac antes de 25 de janeiro, dia marcado para o início da vacinação em São Paulo. O governador João Doria (PSDB) já insistiu, em diversas ocasiões, que a imunização acontecerá.
Será solicitado à Anvisa tanto o uso emergencial quanto o definitivo da imunização. A diferença entre os dois processos é que a análise dos dados da vacina para aplicação definitiva é mais demorada e levaria alguns meses.
Vale ressaltar que o percentual de eficácia da CoronaVac ainda não foi divulgado pelo governo estadual, mas o comitê de saúde e o Instituto Butantan, órgão que fabrica a maioria das vacinas brasileiras, garantem que a vacina é eficaz, mesmo que não chegue aos 90%.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.