Em meio à pandemia do coronavírus, diversos eventos esportivos foram paralisados pelo mundo. No entanto, já foi inciada movimentação para um possível retorno. O governo britânico, por exemplo, planeja se reunir com os principais órgãos esportivos nesta semana com o objetivo de preparar a retomada das competições o mais rápido possível no contexto atual da pandemia do novo coronavírus.
O secretário de Estado da Cultura e Esportes, Oliver Dowden, disse aos parlamentares que iria manter “negociações produtivas” com os principais organismos do esporte britânico para retornar às atividades após o confinamento. O diretor-geral da federação de críquete da Inglaterra e do País de Gales, Tom Harrison, indicou por sua vez que sua entidade havia sido convidada para formar uma comissão composta por diferentes esportes, como futebol, tênis e rugby, para analisar a retomada.
ESTADOS UNIDOS
O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, levantou neste último domingo (26/4) a possibilidade de reativar eventos esportivos, mas com portões fechados para impedir a propagação do novo coronavírus. “Queremos que o esporte seja reiniciado para que haja atividades que as pessoas possam assistir pela televisão”, disse Cuomo em sua entrevista coletiva diária. “Quais esportes podem ser praticados sem um público? Quais esportes podem ser economicamente viáveis sem a venda de assentos em seus estádios ou salas?”, perguntou ele.
Todas as ligas e campeonatos de esportes profissionais e amadores foram interrompidos nos Estados Unidos desde meados de março, com poucas exceções.
ITÁLIA
Já o governo italiano vai autorizar atletas de alto nível a retomar o treinamento em maio, no dia 4 para atividades individuais, e no dia 18 para as coletivas, segundo anunciou o primeiro-ministro Giuseppe Conte. Os clubes e a Lega Serie A, que organiza a primeira divisão no país, querem poder encerrar a atual temporada. A retomada dos treinamentos deve ser semelhante à dos clubes alemães. Grupos formados por alguns jogadores, membros da comissão técnica e médicos serão feitos. A Federação local (FIGC) planeja um teste em massa nos jogadores.
A Itália é um dos mais atingidos pela pandemia no mundo, com quase 200 mil casos e 27 mil mortos. Porém, neste domingo, a Itália registrou 260 novas mortes, menor número desde o dia 14 de março.
BRASIL
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro de Carvalho, deu algumas pistas sobre o futuro do calendário da bola neste ano no Brasil. ao que tudo indica, segundo ele, as partidas só devem ser retomadas em junho. "A CBF entende que em maio não vai haver futebol, mas o retorno não pode passar de junho, sob pena de comprometer todo o calendário nacional ",disse Evandro.
LEIA MAIS: Forte chuva deixa ruas alagadas e aumenta riscos de deslizamentos de terra em Salvador
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.