Anvisa muda procedimentos para acelerar registro de vacinas contra a Covid-19
Anvisa muda procedimentos para acelerar registro de vacinas contra a Covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou os procedimentos de submissão contínua de dados técnicos para o registro de vacinas para as doses contra a Covid-19. A Instrução Normativa nº 77/2020 foi publicada nesta quarta-feira (18/11) no Diário Oficial da União.
“A medida possibilitará acelerar a disponibilização à população brasileira de vacinas contra o novo coronavírus, desde que demonstradas qualidade, segurança e eficácia conforme os requerimentos técnicos e regulatórios vigentes”, informou a agência, em comunicado.
Na prática, o órgão deixará de rebecer apenas os documentos na fase final para recebê-los desde o começo do processo. Os diretores também dispensaram a análise de impacto regulatório e consulta pública para o registro, devido ao grau de urgência da vacina e gravidade da doença.
Agora, os dados técnicos deverão ser encaminhados à Anvisa conforme forem gerados, mas esse procedimento serve apenas para as vacinas contra Covid-19 a serem registradas no país. Segundo a Anvisa, outras autoridades regulatórias de referência, como as dos Estados Unidos, da Europa, da Suíça e da China, já utilizam a submissão contínua em situações específicas.
LEIA MAIS: Cientistas da Unicamp criam o "SprayCov" que mata o vírus e protege máscara por 48 horas
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003