Esportes

Seleção alemã de futebol não jogará em países que discriminam mulheres

Seleção alemã de futebol não jogará em países que discriminam mulheres

Por Da Redação

Seleção alemã de futebol não jogará em países que discriminam mulheresilustrativa/Pexels

O presidente da Federação Alemã de Futebol (Deutscher Fussball-Bund), Fritz Keller, apresentou um projeto que proíbe a seleção alemã de jogar em países em que as mulheres são discriminadas e não têm acesso a estádios de futebol e demais instalações esportivas. Em artigo publicado no jornal Die Welt, publicado na quarta-feira (6/11), Keller afirma que a proposta foi aprovada por unanimidade pela diretoria da Federação.


"Não mandaremos nenhuma seleção para partidas em países que não têm igualdade de direitos", declarou Keller. “Não devemos mais fingir que esses desafios sociais e esses desenvolvimentos políticos globais não existem.” Ainda no texto, ele diz que o direito das mulheres é um 'valor inquebrável' e que assumir esse valor faz com que o futebol alemão responda, de maneira diferenciada, a perguntas complexas.


HISTÓRICO


O presidente também abordou as tensões envolvendo jogadores de origem turca na seleção da Alemanha. Isso porque, em julho de 2018, o meia da seleção alemã, Mesut Özil, ao anunciar sua aposentadoria, alegou ser alvo de xenofobia por parte da Federação, então presidida por Reinhard Grindel. "Aos olhos de Grindel e seus apoiadores, eu sou um alemão quando ganhamos, mas um imigrante quando perdemos", disse Özil, na época.


No mesmo ano, em outubro, os jogadores Ilkay Gündogan e Emre Can, ambos de origem turca, curtiram uma publicação, nas redes sociais, que mostrava atletas turcos fazendo uma saudação militar como celebração de gol. As curtidas, no entanto, geraram polêmica na Alemanha e eles tiveram que remover as curtidas, negando apoio às ações militares da Turquia.


“O direito à liberdade de expressão é indispensável e protegido constitucionalmente.", escreveu Keller. "Nenhum clube, e certamente não a Federação, pode ou irá proibir seus membros de expressar suas opiniões dentro da estrutura dos valores de nossa constituição.". No entanto, Keller completou que, por razões esportivas, é preciso interromper a politização desproporcional das equipes de futebol no país. 


LEIA MAIS: Banda La Fúria lança primeiro vídeo do DVD ao vivo em Salvador; veja aqui


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.