Prefeitura de Ilhéus alega que teve autorização para derrubada de árvores; aglomeração de passarinhos chamou atenção

Prefeitura de Ilhéus alega que teve autorização para derrubada de árvores; aglomeração de passarinhos chamou atenção

Por Da Redação.

Prefeitura de Ilhéus alega que teve autorização para derrubada de árvores; aglomeração de passarinhos chamou atenção reprodução vídeo/Youtube

Após ser acionada pelo Ministério Público Estadual (MP-BA), para prestar esclarecimentos sobre a derrubada de árvores centenárias localizadas na Avenida Soares Lopes, a Prefeitura de Ilhéus alegou que teve "autorização ambiental" para realizar a ação. Segundo informou o órgão nesta quarta-feira (15/7), foi uma ação conjunta com a Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado, através da contratada OAS, e foi dado o "devido tratamento" aos ninhos.

O MP pediu explicações, depois que moradores da região registraram fotos e vídeos mostrando uma grande revoada de maritacas na busca por um local de pouso. As aves chegaram às varandas de apartamentos, onde chamaram a atenção, e depois de alguns dias, algumas apareceram mortas. 

Na semana, o promotor Paulo Sampaio, da 11º Procuradoria de Justiça, enviou um ofício à Prefeitura, solicitando explicações sobre a derrubada das árvores. Ele protocolou na Justiça uma ação civil pública, solicitando a suspensão do corte, até a que a prefeitur apresentasse um plano de manejo da fauna. 

O órgão municipal suspendeu o corte das árvores, mas ainda não apresentou nenhum plano. Além disso, também não entregou o processo de licença ambiental, da obra do entorno da Ponte Jorge Amado.

O Instituto Nossa Ilhéus e o Grupo de Amigos da Praia também protocolaram, nesta quarta, uma representação contra a prefeitura da cidade, junto ao Núcleo mata Atlântica do Ministério Público (NUMA). 

LEIA MAIS: Vídeo com aglomeração de passarinhos em janela viraliza e Ministério Público aciona município baiano na Justiça

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.