Estudantes Baianos do ensino médio são finalistas em Olimpíada Nacional de Educação e Sustentabilidade
Estudantes Baianos do ensino médio são finalistas em Olimpíada Nacional de Educação e Sustentabilidade
Com a proposta de diminuir o lixo e melhorar as condições de trabalho dos catadores de material reciclado, quatro estudantes baianos do ensino médio chegaram à final da Sapientia – Olimpíada do Futuro. A competição acontece nesta terça-feira,(5/11), em São Paulo, onde seis equipes de todo o Brasil vão apresentar trabalhos que reflitam sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Orientados pelo professor, Rodrigo Lorenzo, os estudantes Maria Fernanda Mello, Diogo Liotti Amaro, João Gabriel Paixão e Marcella Renata Souza, , desenvolveram a startup Point Sustentável. "A ideia é contribuir ativamente para o descarte correto de materiais reciclados, diminuição de alagamentos e conscientização da sociedade quanto ao problema do lixo. Para cumprir esses objetivos, a principal missão dessa Startup é melhorar as condições de trabalho e empoderar os catadores de material reciclado em temas como empreendedorismo e sustentabilidade", explica o professor.
A seletiva contou com três fases: uma prova com 30 questões, uma redação baseada em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e uma apresentação de projetos reais e práticos. Para o sucesso da trajetória, os estudantes contaram com o apoio de toda a escola, inclusive de professores que promoveram aulões para que as respostas fossem elaboradas de forma estruturadas, seguindo o regulamento da competição.
"Está sendo muito gratificante chegar à final de uma competição desse nível. Mas não chegamos até aqui sozinhos. Contamos com a ajuda de profissionais e especialistas da área de sustentabilidade e empreendedorismo e também do colégio e de professores para o planejamento e produção de cada etapa", reconhece o estudante Diogo.
Para Zeila Soledade, diretora da escola, essa é uma forma de oportunizar aos alunos a participação em competições, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades exigidas para o século XXI como o olhar para o coletivo, pensamento adaptativo e inovativo, criatividade, solução de problemas, dentre outras. "O Colégio é reconhecido por ter uma cultura de inovação fundamentada em metodologias que permitem o protagonismo do estudante. Os participantes vivenciaram situações reais de trabalho em grupo para resolução de problemas complexos. Também puderam empreender no ser e no fazer, compartilhando descobertas e aprendizados para construir um mundo melhor", destacou.
A banca julgadora será composta de especialistas membros da comissão e por pessoas de diferentes áreas da sociedade. Os projetos receberão destaques específicos nas áreas de inovação, escalabilidade e viabilidade econômica e ativismo social.
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