Número de mortos em terremoto em Mianmar sobe para 1.007

O número de feridos chegam a 2.389 após o terremoto em Mianmar

Por Da Redação.

O número de mortos no terremoto de magnitude 7.7 na escala Richter que atingiu Mianmar na sexta-feira (28) subiu para 1.007, segundo atualização divulgada neste sábado (29) pela junta militar que governa o país. Os feridos chegam a 2.389, e há 30 desaparecidos.

1.591 imóveis foram danificados no terremoto Mianmar. Foto: Redes Sociais/X

Equipes de resgate continuam as buscas por vítimas, principalmente sob escombros de edifícios. Na região de Mandalay, epicentro do abalo, 1.591 imóveis foram danificados. Moradores também enfrentam interrupções no fornecimento de energia devido a danos na infraestrutura elétrica.

Em pronunciamento raro à comunidade internacional, o líder de Mianmar, Min Aung Hlaing, pediu ajuda humanitária. "Gostaria de convidar qualquer país, qualquer organização ou qualquer pessoa em Mianmar a vir e ajudar", disse o militar. "[Nós] abrimos todos os caminhos para a ajuda externa."

O apelo já obteve resposta de Estados Unidos, China, Índia e União Europeia. A reação positiva aliviou organizações internacionais, que temiam a rejeição do pedido devido à condenação de Min Aung Hlaing pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), que emitiu mandado de prisão contra ele por crimes contra a humanidade.

O terremoto também afetou a Tailândia, onde foi sentido em Bangkok. O ministro da Defesa tailandês, Phumtham Wechayachai, informou que pelo menos nove pessoas morreram na capital, e outras 101 seguem desaparecidas. Assim como em Mianmar, os trabalhos de resgate continuam, com foco em vítimas sob escombros.

Foto: Redes Sociais/X

*Com informações do SBT NEWS

LEIA MAIS: 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.