Terremoto de magnitude 4,8 atinge região de Lisboa, em Portugal

O tremor ocorreu na Costa da Caparica, cidade localizada a cerca de 18 quilômetros do centro de Lisboa

Por Bruna Castelo Branco .

Um terremoto de magnitude 4,8 atingiu os arredores de Lisboa, em Portugal, nesta segunda-feira (17). O tremor ocorreu na Costa da Caparica, cidade localizada a cerca de 18 quilômetros do centro da capital portuguesa, mas moradores de Lisboa relataram ter sentido o impacto com intensidade.


De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi em terra e a uma profundidade de 10 quilômetros, considerada rasa e que pode amplificar os efeitos do terremoto.


O Centro Sismológico Euromediterrâneo informou que não há risco de tsunami na região. | Foto: Ilustrativa/Pexels

O Centro Sismológico Euromediterrâneo informou que não há risco de tsunami na região. | Foto: Ilustrativa/Pexels




O Centro Sismológico Euromediterrâneo informou que não há risco de tsunami na região. Até a última atualização desta reportagem, não foram registrados danos materiais nem vítimas.


Histórico


Este evento ocorre quase seis meses após um terremoto de magnitude 5,4 que também afetou Lisboa, um dos mais fortes das últimas décadas. O tremor reacendeu as memórias do megaterremoto de 1755, que devastou a cidade e é considerado um dos piores da história mundial.


Na ocasião, Lisboa foi destruída por um terremoto com magnitude estimada entre 8,5 e 9. O tremor foi seguido por um tsunami e por incêndios que se espalharam pela capital portuguesa, durando seis dias. Segundo os registros históricos, entre 20 mil e 100 mil pessoas perderam a vida devido à tragédia.


Após o desastre, a cidade precisou ser praticamente reconstruída. O evento também teve um grande impacto no desenvolvimento de estudos e práticas de registro e prevenção de terremotos, sendo um marco na história da sismologia.


O epicentro do tremor foi em terra e a uma profundidade de 10 quilômetros. | Foto: Ilustrativa/Pexels

O epicentro do tremor foi em terra e a uma profundidade de 10 quilômetros. | Foto: Ilustrativa/Pexels



Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.