Mundo

Terremoto de magnitude 6,9 atinge o Japão, e governo emite alerta de risco para tsunami

Em razão do tremor, a agência meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para o sudeste do país

Por Da Redação

Terremoto de magnitude 6,9 atinge o Japão, e governo emite alerta de risco para tsunamiO alerta de tsunami prevê ondas de até 1 metro de altura. | Foto: Redes Sociais

Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu nesta segunda-feira (13) a ilha de Kyushu, no Japão. Em razão do tremor, a agência meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami para o sudeste do país.


O epicentro do terremoto foi localizado na costa da cidade de Miyazaki, em Kyushu, a maior ilha no sul do Japão. A profundidade do tremor foi estimada em cerca de 40 quilômetros. O alerta de tsunami prevê ondas de até 1 metro de altura. Para comparação, as ondas que atingiram a usina de Fukushima em 2011, causando um dos piores acidentes nucleares da história, chegaram a 15 metros.


Terremoto mata 95 pessoas e deixa 130 feridos no Tibete


O aviso foi emitido para as cidades de Miyazaki e Kochi, na ilha de Shikoku, no sudeste do Japão. Na costa de Miyazaki, as autoridades registraram ondas maiores e aumento do nível das águas. Até o momento, não há registros de vítimas ou danos causados pelo terremoto.


O aviso foi emitido para as cidades de Miyazaki e Kochi, na ilha de Shikoku, no sudeste do Japão. | Foto: Redes Sociais


Embora não seja frequente, alertas de tsunami são comuns após grandes tremores no Japão. Em 1º de janeiro de 2024, outro terremoto forte gerou alertas para ondas de até 5 metros, resultando na morte de 15 pessoas. Este foi também o primeiro grande alerta de tsunami emitido pelas autoridades japonesas desde a tragédia de Fukushima, em 2011, quando um terremoto e tsunami causaram o colapso da usina nuclear, matando 20 mil pessoas.


Nesta segunda-feira, as autoridades japonesas informaram que não houve irregularidades nas usinas nucleares próximas ao epicentro, como a Central de Sendai, em Kagoshima, e a de Ikata, na ilha de Shikoku.


O Japão está localizado no chamado Anel de Fogo, uma região com intensa atividade sísmica e vulcânica no Círculo do Pacífico, o que torna o país muito propenso a terremotos.


 


Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.